Sessão solene homenageará os 500 anos da Reforma Protestante

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/10/2017 19h52
04/10/2017 – No dia 31 de outubro de 1517, o teólogo e professor alemão Martinho Lutero fixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg seu conjunto de 95 teses que questionavam uma série de diretrizes adotadas pela Igreja Católica. O ato deu início à Reforma Protestante, movimento que culminou no surgimento de novos cultos à religião cristã. Como forma de reconhecimento aos 500 anos desse marco histórico, os vereadores hamburguenses se reunirão em solenidade na noite desta quinta-feira, 5 de outubro, a partir das 19 horas, no Plenário da Câmara, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro. A homenagem é uma proposta do vereador Felipe Kuhn Braun (PDT).
Sessão solene homenageará os 500 anos da Reforma Protestante

Crédito: Thanise Melo da Silva

Reforma Protestante

Entre o final da Idade Média, período histórico marcado pela soberania da Igreja Católica Apostólica Romana no ocidente europeu, e o início da Era Moderna, diversos pensadores se dedicaram a questionar algumas diretrizes articuladas pela doutrina católica, sugerindo uma renovação de suas práticas. A maior cisão ocorreu por meio da Reforma Protestante, movimento iniciado em outubro de 1517 com a divulgação das 95 Teses elaboradas por Martinho Lutero.

O teólogo criticava o autoritarismo papal, as práticas de corrupção de determinados setores do clero, o intermédio da Igreja na interpretação da Bíblia e a venda de indulgências. Suas manifestações deram início às diferentes ramificações do protestantismo, solidificando-se, especialmente, por países nórdicos e de colonização britânica. Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 22,2% da população do país pertence a religiões protestantes.