Rotulagem de alimentos é tema de palestra para servidores

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/08/2017 18h08
1º/08/2017 – Funcionários da Câmara de Novo Hamburgo participaram na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, da primeira de uma série de quatro oficinas que abordam aspectos da qualidade de vida no trabalho e no cotidiano. Os encontros ocorrem ao longo do mês de agosto por meio da parceria entre a Escola do Legislativo e o projeto Viva Mais, do Ipasem. O tema da palestra inicial foi a rotulagem de alimentos.

O diretor da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich, destacou a importância de tirar ensinamentos do ciclo de oficinas para o dia a dia. “Que sejam momentos para interagir e identificar aprendizados para a nossa qualidade de vida”, pontuou. A palestra foi conduzida pela nutricionista Joseane Barth, que explicou o significado de cada um dos itens apresentados nos rótulos de produtos alimentícios, como ingredientes mais comuns e índices de valor calórico, sódio, gorduras, carboidratos, proteínas e fibra alimentar.

A profissional de saúde alertou para cuidados a serem tomados na compra de bebidas e alimentos. “Uma alimentação saudável depende de boas escolhas, por isso a organização é essencial”, informou. Segundo Joseane, um bom caminho é ir ao supermercado apenas quando necessário e com objetivos específicos. “É importante ir sempre com lista de compras, sem fome e antevendo lanches e refeições mais saudáveis”, recomendou. Os próximos encontros serão ministrados por profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

Próximas oficinas:

- 15 de agosto, às 10 horas: Coluna Vertebral

Tem o objetivo de levar o conhecimento do funcionamento e a estrutura da coluna vertebral, bem como as principais lesões e métodos para diminuir dores e preservar essa importante estrutura do corpo humano.

- 22 de agosto, às 10 horas: Uma Boa Comunicação

Tem por objetivo auxiliar o processo de comunicação, através de dicas e exercícios práticos de dicção e oratória.

- 29 de agosto, às 10 horas: Resolução de Problemas

Discute de forma prática e esquemática maneiras de resolver problemas do cotidiano, dos mais simples aos mais complexos.