Vereadores buscam recolocação de funcionários demitidos pela Comur

por Maíra Kiefer última modificação 25/07/2017 13h27
24/07/2017 - A pedido de Enio Brizola (PT), três representantes da Companhia Municipal de Urbanismo - Comur falaram sobre a situação pela qual passam os 30 servidores que perderão seus empregos com a contratação de empresa terceirizada para fazer o serviço de portaria. Clênio Eviton Koche, porteiro, relatou que, ao chegar ao trabalho, já havia em seu lugar um outro funcionário. Ele trouxe aos vereadores a informação de que em março 12 novos porteiros foram chamados e que agora não teriam direito a nada. Telmo Fiuza da Costa, presidente da Associação de Funcionários da Comur, e Felipe Souza da Silva, vice-presidente, criticaram a ausência de Joel Gross, diretor-geral da Comur, e pediram mobilização dos servidores para a sessão da próxima segunda-feira, data para a qual foi reagendada a presença dele e de Cláudia Schenkel, presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Os servidores, segundo a associação, foram comunicados da decisão no último dia 10. A empresa vencedora da licitação é Serv Seguro, de Guaíba.

Brizola sugeriu que os funcionários busquem auxílio do Ministério Público. E lamentou, por fim, o que considerou uma aposta da administração municipal na terceirização em nome da economia. “Infelizmente é uma decisão que só traz danos a classe trabalhadora” afirmou.

Sergio Hanich (PMDB) reiterou a disposição dos vereadores em auxiliar os servidores. “Não somos nós que vamos decidir. Vamos buscar todos os argumentos para auxiliá-los. Sugiro que você busquem a ajuda de um advogado, afirmou Serjão.

Patricia Beck (PPS) disse que os servidores da Comur já aprenderam a acolher o cidadão na saúde pública. Ela propôs que, se a decisão em relação ao hospital já havia sido tomada, a administração municipal poderia encaminhar os servidores para atuarem nas USFs e UBSs. “O meu encaminhamento seria de aproveitar esses funcionários. Seria um avanço no nosso Município. Eles já estão preparados com aquilo que mais assusta, o atendimento na emergência”, declarou, acrescentando que poderiam suprir demanda feita pela comunidade que busca atendimento e orientações nos postos.

Ao término, foi proposto pela parlamentar que uma reunião busque o entendimento com o Executivo na próxima quarta-feira, com representantes da Comur e presidentes de comissões permanentes do Legislativo.

Representantes do Executivo devem falar sobre situação de servidores da Comur na próxima semana

Por meio de ofícios, Cláudia Schenkel e Joel Gross comunicaram impossibilidade de comparecer à sessão plenária desta segunda-feira, 24, como estava agendado. Os integrantes da administração municipal solicitaram o adiamento do uso da tribuna para 2 de agosto. Contudo, a pedido dos funcionários da Comur, presentes em peso ao Plenário, Enio Brizola, por requerimento verbal, solicitou que a data fosse antecipada para o dia 31 de julho, próxima segunda-feira. O pedido foi aprovado pelos demais parlamentares. Os funcionários informaram que não podem acompanhar as falas dos convidados nas sessões realizadas às quartas à tarde.

Cláudia e Joel comparecerão para prestar esclarecimentos acerca da demissão de servidores concursados da Comur, do cargo de Portaria, lotados na Fundação de Saúde Pública. A presença dos representantes na sessão de hoje havia sido requerida verbalmente pelos vereadores Raul Cassel, em nome da Bancada do PMDB, Issur Koch, Gabriel Chassot, Brizola, Patricia Beck e Nor Boeno.

Leia mais: Vereadores debatem demissão em massa de porteiros da Comur

Foto: Daniele Souza/CMNH