Projeto cria cargos de agente administrativo e de leitura na Comusa

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/08/2017 19h56
04/08/2017 – Durante as sessões de segunda, 31 de julho, e quarta-feira, 2 de agosto, foram lidas as ementas de três projetos de lei, um projeto de lei complementar, um de resolução e uma moção, dando início ao seu trâmite na Câmara de Novo Hamburgo. Os quatro projetos de lei foram apresentados pelo Poder Executivo. Um deles, o PL nº 91/2017, coloca em extinção os cargos de agente de relacionamento com o cliente I e II da Comusa e cria os cargos de agente administrativo e agente de leitura e apoio. Com isso, seriam substituídas 63 vagas de emprego público.

Ambos os cargos criados são de provimento efetivo, preenchidos mediante concurso público. Para as 38 vagas de agente administrativo, são exigidos ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B. O vencimento básico será de R$ 2.020,91. Já para as 25 de agente de leitura e apoio, os candidatos devem ter ensino fundamental completo, e a remuneração inicial é de R$ 1.553,11. As vagas para agente de relacionamento com o cliente, em um total de 63, serão extintas à medida que forem desocupadas.

A justificativa apresentada pelo Executivo ao PL nº 91/2017 é adequar os cargos à realidade de atendimento dos serviços da Comusa e de seus clientes. Segundo o documento, a autarquia realizou um estudo sobre a demanda de atendimentos telefônicos, realizados pelos ocupantes dos cargos postos em extinção pelo projeto, que mostrou que boa parte das ligações não eram atendidas, em função da falta de pessoal e do fato de muitas ocorrerem fora do horário comercial. A ideia proposta pela Administração com a substituição dos cargos é que os novos profissionais atenham-se a atividades-fim da Comusa, terceirizando a demanda telefônica em um Serviço de Atendimento ao Cidadão mais amplo.

Auxílio-alimentação

O Executivo também apresentou o PL nº 90/2017, que estende o auxílio-alimentação, instituído pela Lei nº 3.025/2017 no valor de R$ 290,00, para as quatro faixas de cargos em comissão de menor salário. O projeto altera também a forma de concessão da contribuição em casos de falta injustificada ao trabalho. Atualmente, o servidor perde o direito ao auxílio após mais de três ocorrências. A proposta agora é reduzir o valor proporcionalmente à quantidade de jornadas diárias não cumpridas.

Ainda na questão do serviço público, a Administração protocolou o PLC nº 9/2017, que altera a redação do parágrafo único do Artigo 16 da Lei nº 2.339/2011, que institui o Plano de Carreira dos Servidores Públicos de Novo Hamburgo. A justificativa do Executivo é dirimir interpretações contrastantes quanto aos intervalos necessários para as progressões de classe.

A outra matéria apresentada pela Prefeitura é o PL nº 92/2017, que trata a respeito do pagamento de impostos, taxas e emolumentos sobre bens doados. O projeto abre uma exceção em casos de doação quando há interesse público da Administração. Atualmente, a Lei nº 2.129/2010 atribui todos os encargos ao doador. O objetivo agora é que o Município assuma a responsabilidade pelo pagamento, especialmente quando se tratar de doação de bens imóveis para recuos viários, arruamentos, vias públicas, praças, parques, canteiros e áreas institucionais. A ideia é garantir maior viabilização a essas doações.

Organograma do Legislativo

A Mesa Diretora da Câmara apresentou o Projeto de Resolução nº 10/2017, que reorganiza a estrutura administrativa da Casa. Pela matéria, a Câmara é regida pelo seu Plenário, sua Mesa Diretora eleita e pela Presidência, à qual ficam subordinados o Gabinete de Apoio da Presidência, a Procuradoria-Geral e a Diretoria-Geral. Esta, por sua vez, é responsável pela Escola do Legislativo, pelo Apoio de Gestão Estratégica e pela Gerência de Comunicação Social, composta pelas Assessorias de Imprensa e Relações Públicas.

Também respondem à Diretoria-Geral a Diretoria Administrativa e a Diretoria Legislativa. Dentro do guarda-chuva da Diretoria Legislativa, encontram-se a Gerência de Comissões e os setores de Atas, Secretaria e Apoio Legislativo. Já a Diretoria Administrativa fica responsável pelos setores de Compras e Patrimônio, Copa e Limpeza, Recursos Humanos e Serviço e Manutenção. Respondem também à diretoria as gerências Financeira, composta pelos setores de Contabilidade e Custos, Planejamento e Orçamento e Tesouraria, e de Tecnologia da Informação, subdividida nos setores de Infraestrutura, Sistemas de Informação e Suporte a Usuários.

O objetivo do projeto é readequar a estrutura administrativa da Câmara, construindo seu organograma de forma a torná-lo mais eficaz e coerente ao trabalho realizado. A justificativa anexada à matéria garante que não haverá criação de cargos.

Camioneta para a Brigada Militar

O vereador Professor Issur Koch (PP) protocolou esta semana a Moção nº 21/2017, que manifesta apelo ao Governo do Estado para a destinação de novas viaturas para a atuação da Brigada Militar em Novo Hamburgo, com destaque para o envio de uma camioneta com tração nas quatro rodas, que possibilite melhor trânsito no bairro rural de Lombra Grande. Segundo o parlamentar, a defasagem de efetivo, tema da Moção nº 20/2017, e de veículos impede o atendimento integral às demandas da região.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Coordenadoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Coordenadoria das Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.