Presidente do Legislativo recebe visita de membros da Fundação Liberato

por Jaime Freitas última modificação 18/04/2018 18h43
18/04/2018 – Na tarde da terça-feira, 17 de abril, o presidente do Legislativo hamburguense, Felipe Kuhn Braun (PDT), recebeu membros da direção da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Na ocasião, discutiram propostas para o fortalecimento da cooperação de trabalho e ações de apoio mútuo entre as instituições.
Presidente do Legislativo recebe visita de membros da Fundação Liberato

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

“O objetivo do encontro é de reforçar a parceria institucional que já é uma realidade entre o Legislativo e esta importante escola da nossa cidade. Podemos citar como frutos dessa cooperação o projeto Cientista Júnior e a participação da Câmara com estande próprio na Mostratec do ano passado”, ressaltou o presidente Felipe Kuhn Braun.

No encontro, o Diretor Executivo, Ramon Hans, e o Ex-Diretor Executivo, Léo Weber, agradeceram e reafirmaram a parceria da Câmara à Mostratec, especialmente pela concessão do Prêmio Cientista Júnior, que destaca estudantes do ensino fundamental participantes da Mostratec Júnior.

“Ao lançar o Prêmio Cientista Júnior, a Câmara oportunizou aos estudantes de Novo Hamburgo a chance de apresentar pesquisas e soluções, criadas nas escolas do município e em outras feiras de iniciação científica no Brasil. Atitudes como essas ajudam a transformar Novo Hamburgo na Capital Brasileira da Ciência Jovem”, disse Hans.

Presidente à época da criação da premiação, a vereadora Patricia Beck (PPS) destacou a importância da inclusão da proposta na Mostratec. “Buscamos por meio do prêmio dar condição de continuidade a dois projetos vencedores, garantindo a presença em uma feira em âmbito nacional. Nossas crianças e nossos jovens precisam voltar a sonhar, e através da ciência isso é possível”, explicou a parlamentar.

A Liberato também é parceira da Câmara na consultoria do planejamento estratégico do Legislativo hamburguense. O responsável pela ação é o professor Pedro Giehl. Também participaram do encontro o 1º Secretário da atual Mesa Diretora, Enio Brizola (PT), e a Diretora-Geral da Câmara, Rachel Tomazi.

Mostratec

A Câmara de Novo Hamburgo esteve presente na 32ª Mostratec com um estande institucional, onde, além de prestigiar os jovens participantes da feira, promoveu encontros entre vereadores e representantes da educação e realizou a cobertura do evento com um estúdio da TV Câmara nos pavilhões da Fenac. A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, organizada pela Fundação Liberato, é a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina.

Prêmio Cientista Júnior

Instituído pela Resolução n° 12/2017, da Mesa Diretora da Câmara em 2017, o Prêmio Cientista Júnior presta reconhecimento aos dois melhores projetos de escolas hamburguenses na Mostratec Júnior, promovida pela Fundação Liberato. Os premiados, limitados a dois alunos e um professor-orientador por projeto, recebem, além de diploma, hospedagem e passagens aéreas para viabilizar sua participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada anualmente na Universidade de São Paulo, ou em evento similar em âmbito nacional. O objetivo é buscar a valorização dos jovens envolvidos e incentivar iniciativas de pesquisas científicas e tecnológicas.