Presidente da Câmara recebe homenagem no aniversário do 3º BPM

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/07/2017 19h15
20/07/2017 – O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Novo Hamburgo, o Batalhão Tenente Coronel Travassos, comemorou nesta quinta-feira, 20 de julho, seu 124º aniversário. Em meio às atividades alusivas à data, a instituição organizou uma solenidade para a entrega de comendas a militares e personalidades civis, como forma de reconhecimento ao apoio, empenho e colaboração às atividades da corporação. Entre os homenageados esteve a presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Patricia Beck (PPS), pelo papel protagonista do Legislativo na temática da segurança pública.

A vereadora mostrou-se honrada com a representatividade da comenda e elogiou o trabalho realizado pelos policiais. “A Brigada Militar é formada por homens e mulheres que colocam sua própria vida a frente das nossas. Profissionais dedicados que, todos os dias, mesmo com toda uma série de dificuldades, como defasagem de equipamentos e até mesmo salariais, não deixam de cumprir o seu trabalho da melhor forma possível. Essa é uma instituição exemplar no nosso Estado, formada por pessoas honradas e trabalhadoras”, destacou.

A prefeita Fátima Daudt, outra agraciada com a homenagem, apontou a necessidade de a população agradecer com mais frequência os serviços prestados pela corporação. “A comunidade de Novo Hamburgo precisa sempre valorizar o trabalho de vocês. É um valor imenso ter vocês na nossa cidade, trabalhando conosco. Não mediremos esforços para trabalharmos em parceria com a Brigada, assim como com a Polícia Civil. Agradeço, em nome de todo cidadão hamburguense, o trabalho e o empenho de vocês para que nossa cidade tenha, sim, mais segurança”, ressaltou.

Dia do Amigo

O 3º BPM, responsável pelo policiamento em todo o território hamburguense, conta hoje com um quadro profissional de cerca de 230 brigadianos. O comando é exercido pelo tenente-coronel Márcio Uberti Moreira, que salientou o estreito laço entre a corporação e a comunidade. “A data para essa homenagem não poderia ser mais significativa. Hoje, dia 20 de julho, data em que o batalhão completa 124 anos de existência e de serviço, é também Dia do Amigo. E não conheço profissional que possa se identificar mais com o significado da palavra ‘amigo’ do que o policial. Somos nós que estamos para ajudar a todos sempre”, iniciou.

Moreira completou seu discurso apontando o desafio diário enfrentado por cada integrante do batalhão. “Esta história foi construída com bravura, suor e sangue de seus componentes, sempre em prol da sociedade gaúcha e, em especial, da comunidade de Novo Hamburgo. O momento é de festa, mas também de reflexão. Esses homens deixam diariamente seus lares na incerteza do retorno. Combatem o crime nem sempre nas condições tecnológicas e materiais ideais. Aliás, muitas das vezes em desvantagem. Mas todos os dias eles estão aqui. Nesta batalha injusta, que os sobrecarrega e exige sacrifícios e esforços hercúleos, como em nenhuma outra profissão. E não esperam muito em troca. São vocacionados, mas merecem o reconhecimento e a gratidão. Sem eles, não haveria o 3º BPM e, por consequência, não haveria indústria, comércio, lazer; não haveria uma Novo Hamburgo segura e possível”, concluiu.

Além das personalidades e dos militares em destaque, também foi prestada homenagem póstuma ao soldado Bruno Engroff, falecido no final de maio. Em folga visitando familiares em Campina das Missões, sua cidade natal, o policial foi morto por uma facada no peito, após tentar conter uma briga. “Infelizmente, aquele compromisso do risco com a própria vida não é mais uma palavra retórica, está acontecendo muito frequentemente. O brigadiano chega hoje em uma situação de confronto e é enfrentado com armas mais fortes do que as que ele possui”, lamentou o comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, coronel Álvaro de Medeiros. “Dói saber que alguns perdem a vida neste trabalho tão honroso e tão valoroso”, complementou a prefeita Fátima Daudt.

Medeiros encerrou sua fala enaltecendo as pessoas que tornam a segurança pública possível. “Essa comenda não é jogada ao acaso. São pessoas que estão sendo reconhecidas por trabalho, por parcerias e por identidade de princípios, porque comungam com o espírito do 3º BPM. Segurança pública é fator de desenvolvimento, faz com que pessoas vivam ou morram, faz com que empresas abram ou fechem. A Brigada não é prédio, não é viatura, não é armamento. A Brigada é cada um e todos os policiais. Em dignidade, em moral, em esforço, ninguém supera a Brigada Militar. Isso aí nos deu 180 anos (desde sua fundação, em 1837) e nos dará mais 180 anos”, garantiu.