Polo regional do Parlamento Metropolitano propõe realização de audiência pública sobre defasagem do efetivo policial

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/07/2017 19h09
28/07/2017 – Vereadores do Polo do Vale do Sapateiro do Parlamento Metropolitano (PM) encontraram-se na manhã desta sexta-feira, 28 de julho, no Plenarinho da Câmara de Novo Hamburgo, para uma reunião de trabalho que definiu diretrizes de atuação da regional. O debate levantou algumas demandas prioritárias dos oito municípios que compõem o polo, em especial na área de segurança pública. O entendimento dos presentes é que haja uma mobilização para a conquista de maior efetivo policial para a região. O primeiro passo será a organização de uma audiência pública envolvendo autoridades estaduais. A ideia inicial é que a audiência seja realizada no dia 16 de agosto, às 19 horas, na Câmara de Novo Hamburgo.

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Legislativo hamburguense e secretária da Mesa Diretora do PM, Patricia Beck (PPS), que agradeceu a presença de vereadores de Campo Bom e Sapiranga. “Agora em agosto teremos uma reunião geral do Parlamento Metropolitano e temos que levar algumas pautas da região”, iniciou. O presidente da Câmara de Campo Bom e vice-presidente do PM, Maximiliano de Souza (PMDB), ressaltou a importância de buscar os assuntos de maior relevância para a população local. “Precisamos decidir o que queremos que o Parlamento interceda por nós. Cada polo levará suas demandas. Nossa ideia aqui é já irmos como um polo mais organizado”, explicou.

As principais demandas abordadas pelos parlamentares foram voltadas para as áreas de saúde e segurança pública. O vereador Enio Brizola (PT) lembrou que, em anos anteriores, a união das câmaras potencializou a pauta de um hospital metropolitano. “Essa bandeira tinha e ainda tem muito apelo. Tivemos a demanda também da Univales (Universidade Pública dos Vales), um tema bastante discutido e debatido. Fomos recebidos à época pelo então vice-presidente Michel Temer. Essa foi a grande conquista do Parlamento Metropolitano, e que só não saiu do papel em função de conjunturas políticas”, recordou.

Brizola também ressaltou a relevância das ações conjuntas entre diferentes municípios. “Creio que, em uma verdadeira reforma política, todos os parlamentos deveriam ser metropolitanos. Não podemos tratar de problemas macro na circunscrição da cidade. É louvável essa iniciativa. Precisamos inserir uma cultura afirmativa do Parlamento Metropolitano dentro das câmaras. Isso irá estruturá-lo”, opinou. A vereadora de Sapiranga Rita Della Giustina (PT) pediu o apoio das cidades do entorno de seu município para ampliar o atendimento em saúde. “Não estamos conseguindo atender as nossas demandas, porque estamos recebendo muitas pessoas de outras cidades”, levantou.

Audiência pública

Na área de segurança, os vereadores abordaram a questão da instalação de um novo presídio na região e a defasagem de efetivo da Brigada Militar. Patricia apresentou aos demais parlamentares a iniciativa adotada pelo Legislativo hamburguense de encaminhar moção de apelo solicitando mais policiais militares para o município e para a região. “A moção é um dos mecanismos que o vereador tem para solicitar a solução de problemas que enfrentamos nos municípios. Poderíamos pensar em audiências públicas para agendarmos os assuntos junto à população. Envolver entidades e sindicatos para colocar pressão no Governo do Estado”, sugeriu.

Maximiliano de Souza corroborou o pensamento da presidente. “A segurança assumiu o primeiro plano das nossas preocupações, ainda que não percamos o foco na saúde e no combate ao desemprego”, apontou. A ideia da audiência pública foi bem recebida pelos demais integrantes da reunião. A sugestão será encaminhada para conhecimento da Comissão de Segurança, Direitos Humanos e Cidadania do PM. A ideia é que a audiência ocorra no dia 16 de agosto, em Novo Hamburgo, com representantes de entidades de todos os municípios do Vale do Sinos.

O vereador campo-bonense Victor Souza (PC do B) aprovou a proposta da reunião. “Precisamos pedir uma moção de apelo, para conseguirmos segurar parte desse efetivo. Falta nos articularmos na região. Temos pautas boas, muita coisa viável. Temos que ter propostas e trabalharmos juntos. Essa audiência teria um peso muito significativo. Sabemos que a segurança envolve muitas outras questões, como o fortalecimento de políticas públicas, mas, com a defasagem de efetivo que temos, esses brigadianos já são um bom começo”, pontuou.

Vereador em Sapiranga, Lauderi dos Santos (PT), o Dico, ressaltou os diferentes pontos de defasagem do sistema de segurança, tanto no caráter protetivo quanto carcerário, que acabam tomando a prioridade frente a outras temáticas. “Deixamos lá atrás de construir escolas, projetos sociais, mas agora a principal necessidade é a construção de presídios. Além disso, embora precisemos receber os policiais, lemos nos jornais que isso mal cobre o número de aposentadorias”, ponderou. Brizola falou também sobre a necessidade de ampliação do debate à esfera do Executivo. “Precisamos da presença de representantes do Governo do Estado, porque comandantes da região sempre reforçam que temos o menor efetivo da história”, acresceu.

O vereador sapiranguense Diego Lima (DEM) pediu objetividade durante a audiência. “O protagonismo tem que ser nosso. Precisamos chegar na audiência já com um objetivo. É importante sairmos com um resultado”, cobrou. A partir da audiência pública, novos caminhos para a resolução da demanda serão articulados. “Nosso Brasil é tão rico em recursos. Então, se conseguirmos fazer um trabalho mais integrado de cobranças, podemos pleitear nossas demandas. Há dinheiro, o que falta são projetos para fazê-lo andar”, destacou Vladi Lourenço (PP), segundo-secretário da Câmara de Novo Hamburgo.

Parlamento Metropolitano

O Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre é um espaço institucional integrado pelas 34 câmaras municipais da Região Metropolitana da Capital, responsável por 40% do PIB do Estado e que conta com mais de 400 vereadores, representando 4,2 milhões de cidadãos. A instituição, fundada em 2015 e reativada este ano, tem como meta principal proporcionar a cooperação entre os integrantes do colegiado, buscando o debate e a resolução de problemas comuns dos municípios. O Polo do Vale do Sapateiro é composto pelos Legislativos das cidades de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Nova Hartz, Novo Hamburgo e Sapiranga.