Patricia pede instalação de pontos de energia e banheiros nas feiras de agricultura

por Maíra Kiefer última modificação 27/07/2017 21h56
27/07/2017 - Nesta semana, foram apresentados 107 indicações e pedidos de providências pelos vereadores hamburguenses. A presidente do Legislativo, Patricia Beck (PPS), solicita instalações de banheiros químicos e pontos de energia nas feiras do agricultor de Novo Hamburgo, especialmente na rua Lima e Silva, próximo à Catedral São Luiz. Conforme a parlamentar, com o pedido, os produtores poderão utilizar estufas, aquecedores, aparelhos de refrigeração e outros eletrodomésticos. O objetivo é valorizar os eventos que são de grande importância e utilidade para a população hamburguense, além de adequar a venda de alguns produtos perecíveis à legislação vigente.

Com urgência, o vereador Gabriel Chassot (Rede) requer a substituição de poste com risco de queda na rua Engenheiro Jorge Schury, nº 1167, no bairro São José. Ele acrescenta o conserto da iluminação do necrotério, no bairro Boa Saúde, como medida prioritária, assim como a resolução de infiltração no passeio público da rua Amadeu Amaral, em frente ao nº 205, no bairro São José. 

Professor Issur Koch (PP) destaca, entre os seus pedidos, a solicitação para que o Parque Henrique Luis Roessler seja cercado, cumprindo o Plano de Manejo, instituído pela Lei Municipal nº 2.229/2010. “O nosso Parcão precisa ser cercado. Podem haver opiniões contrárias, mas quem começar a ver a situação dos moradores que vivem em frente ao parque, em toda a rua Barão de Santo Ângelo, e a quantidade de assaltos às residências mudará de opinião”, apontou o parlamentar, que informou que os criminosos antes de cometerem o delito se escondem na vegetação e aguardam a chegada de suas vítimas. Além disso, apontou a falta de fiscalização de lei de sua autoria sobre o recolhimento dos fios inoperantes pelas concessionárias ou permissionárias de energia elétrica. 

O vereador Enfermeiro Vilmar (PDT) também fez solicitações de melhorias relacionadas à mesma região. Ele propõe estudo de viabilidade para implantação de faixa de segurança na rua Barão de Santo Ângelo, em frente ao acesso principal do Parcão, assim como a retirada de cavaletes na entrada principal do parque. Preocupado com a segurança do bairro Lomba Grande, ele também requer estudo de viabilidade para implantação de câmeras de monitoramento na rua João Aloysio Algayer (Área Central). 

Fernando Lourenço (SD) propõe operação tapa-buracos na rua Joaquim Nabuco, em frente ao nº 1685. Em sua fala na tribuna, o parlamentar acrescentou há problemas também  em outros trechos. “Essa via está muito esburacada, precisa de uma atenção muito especial”, ressaltou o parlamentar. O segundo pedido que o vereador considera urgente é a necessidade de recolhimento de galhos em toda a extensão da Rua Dezenove de Novembro, no bairro São Jorge. 

Felipe Kuhn Braun (PDT) aponta a urgência de reparos na rua Caxambu, em frente ao nº 550, no bairro Vila Nova. “Os moradores sinalizaram essa demanda na pavimentação”, afirmou. Além disso, o vereador pede recolhimento de lixo na rua Almerinda da Rosa de Oliveira, na Vila Diehl. “Fizemos vários pedidos sobre essa mesma questão, prontamente atendidos, mas essa necessidade tem sido recorrente, por causa do descaso de muitos”, acrescentou. 

Entre as diversas reivindicações de Enio Brizola (PT), estão a substituição de tampa de bueiro da rua Humberto de Campos, nº 477, e operação tapa buracos na mesma via na altura do número 485, no bairro Santo Afonso. Outras questões apontadas pelo vereador são o recolhimento de resíduos de podas e entulhos na rua Maria Quitéria, em frente ao nº 125, e a necessidade roçada, limpeza e manutenção dos brinquedos na Praça João Gomes, ambas no bairro Rondônia. 

Para Nor Boeno (PT), há necessidade de limpeza e desassoreamento do Arroio Pampa, a partir da rua Odon Cavalcanti até a avenida dos Municípios, no Bairro Canudos. Em função desse problema, segundo Nor, as chuvas poderão trazer vários transtornos para a comunidade do Aeroclube, da Vila Iguaçu e Getúlio Vargas.

Por sua vez, Vladi Lourenço (PP) destaca entre seus pedidos de providências o asfaltamento em toda a extensão da Rua Abissínia, no bairro Petrópolis. Além dessa questão, o vereador requer recolhimento de lixo na rua Amantino Antônio Peteffi, no bairro São Jorge, e na rua Nelson Ervino Dieter, nº 38, no bairro Canudos. Esta última trata-se de uma solicitação reiterada.

Gerson Peteffi (PMDB) trouxe a público dois pedidos do bairro Santo Afonso. Um deles é a colocação de lâmpada na rua Honduras, n° 249. O parlamentar alertou que o protocolo do cidadão, reclamando da falta de iluminação, foi feito no dia 15 de fevereiro. Passados cinco meses, esse problema simples, conforme o vereador, ainda não foi solucionado. Outra questão abordada por Peteffi  é o dano causado por temporal à capela mortuária, na esquina das Ruas Caracas e Assunción, e a necessidade de colocação de um novo toldo.

Do mesmo partido, Inspetor Luz pede a revitalização urgente da iluminação da Praça da Bandeira, no Centro. “Essa é uma situação complicada. Os taxistas e as pessoas ficam no escuro e, mesmo sendo defronte a uma Central de Polícia, existe o risco de serem assaltados na rua lateral”, disse. O parlamentar deu destaque à solicitação para que seja suprida a carência de material odontológico na UBS do bairro Primavera. Em relação a reparos, ele sugeriu operações tapa-buracos em toda a extensão das ruas São Lourenço do Sul, no bairro Rondônia, Corumbá, no bairro Liberdade, e João Ribeiro, no bairro Rondônia. Ele indicou ainda conserto de buracos na avenida Primeiro de Março, n° 3315, e na rua Vinte e Cinco de Julho, em frente aos nºs 1088 e 1208, entre outros.

Entre as solicitações do vereador Raul Cassel, também da bancada do PMDB, estão o desassoreamento do Arroio Alcântara, localizado na via de mesmo nome, em Canudos. O vereador propõe também a colocação de britas e patrolamento de toda a extensão da Avenida Alcântara, e sugere limpeza e recolhimento de lixo na rua Sevilha, em frente ao nº 785. Para o parlamentar, há necessidade de asfaltamento nas ruas Otávio Antônio Darros e Ernesto Vicente Neves, no bairro Canudos.  

Por sua vez, Naasom Luciano (PTB) propõe o desassoreamento e limpeza do arroio na Rua Itajubá, esquina com a Avenida Alcântara, no bairro São Jorge.