Parlamento Metropolitano elege nova Mesa Diretora

por Jaime Freitas última modificação 14/07/2017 21h22
14/07/2017 – A nova Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano (PM) da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) foi eleita na manhã desta sexta-feira, 14, durante Reunião Ordinária realizada no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade foi comandada pelo presidente Mauro Pinheiro (Rede), vereador na Capital. Criado em 2015 e reativado este ano, com a participação de vereadores das regiões dos vales do Caí, Gravataí, Paranhana e Sinos e das regiões Carbonífera, dos Sapateiros e de Porto Alegre, o Parlamento tem como objetivo integrar ações e discussões de temas comuns aos 34 municípios da Região Metropolitana.

Os vereadores presentes elegeram por unanimidade a nova Mesa Diretora, que será comandada pelo vereador Mauro Pinheiro (Rede), reonduzido à presidência. Os vice-presidentes eleitos são os vereadores Marco Barbosa (PSB/Cachoeirinha), Telmo Vieira (PTB/Taquara), Maximiliano de Souza (PMDB/Campo Bom), Renato Feiten (PMDB/Arroio dos Ratos), Diego Martins (PMDB/Portão) e Fernanda Fernandes (PP/Esteio). Os novos secretários da Mesa do Parlamento Metropolitano são os vereadores Patricia Beck (PPS/Novo Hamburgo), Neiva Salete (PMDB/Nova Hartz) e Flávio Soares (PP/Glorinha). O vereador Naasom Luciano (PTB), vice-presidente da Câmara de Novo Hamburgo, irá compor as comissões do Transporte e Mobilidade e a de Desenvolvimento Econômico, Regional e Turismo.

Patricia Beck considera de grande importância o trabalho de integração entre os parlamentos que constituem a RMPA. “A estreita cooperação e intensificação dos contatos por meio do Parlamento Metropolitano auxilia na busca por soluções de diversos problemas comuns aos municípios da região”, afirmou. A atual presidente do Legislativo destacou que a Câmara de Novo Hamburgo sediará o próximo encontro da região do Vale do Sapateiro no dia 28 de julho, às 9 horas.

O Parlamento Metropolitano é dividido em sete regiões: Porto Alegre; Vale do Gravataí (Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão); Vale do Rio dos Sinos (Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Canoas); Vale do Caí (Capela de Santana, Montenegro, Portão e São Sebastião do Caí); Vale do Sapateiro (Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Araricá); Vale do Paranhana (Igrejinha, Parobé, Rolante e Taquara); e Região Carbonífera (Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo e Triunfo).

Novo Regimento

O presidente Mauro Pinheiro também ressaltou mudanças feitas no Regimento Interno do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre. Ele lembrou que o PM é integrado por todos os vereadores das câmaras municipais participantes, ressaltando que cada parlamentar terá direito a voz e voto. A Mesa Diretora do PM tem o mandato de dois anos e é formada pelo presidente, por seis vice-presidentes e três secretários.

Comissões Permanentes (fonte: Câmara Municipal de Campo Bom)

Assim como na Mesa Diretora, as Comissões Permanentes de Trabalho também contam com significativa representação dos vereadores do Vale do Sapateiro, seja como presidente e vice da comissão, bem como componente do grupo de trabalho. O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom, Victor Souza, presidirá a Comissão do Meio Ambiente além de integrar demais comissões e o vereador Cirano Cardozo, por indicação de Victor e Max, integrará a Comissão de Segurança, Direitos Humanos e Cidadania.

Confira a participação dos demais vereadores da Região do Vale do Sapateiro nas comissões de trabalho do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre.

 

COMISSÃO DO DESENVOLVIMENTO URBANO, HABITAÇÃO E INFRAESTRUTURA

PRESIDENTE: Jamir Adílio (Nova Hartz)

VICE-PRESIDENTE: Diego Lima (Sapiranga)

COMISSÃO DO TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

Patricia Beck (Novo Hamburgo)

Sandro Seixas (Sapiranga)

Nassom Luciano(Novo Hamburgo)

Victor Souza (Campo Bom)

Diego Lima (Sapiranga)

COMISSÃO DA SAÚDE

Neiva Scherer (Nova Hartz)

Patricia Beck (Novo Hamburgo)

COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE

PRESIDENTE: Victor Souza (Campo Bom)                                                                                                                             

VICE-PRESIDENTE: Sandro Seixas (Sapiranga)

COMISSÃO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CULTURA E ESPORTE

PRESIDENTE: Neiva Scherer (Nova Hartz)

VICE-PRESIDENTE: Sandro Seixas (Sapiranga)

COMPONENTES: Patricia Beck (Novo Hamburgo)

COMISSÃO DA SEGURANÇA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Robinson Bertuol (Nova Hartz)

Oséas Oliveira (Nova Hartz)

Cirano Cardozo (Campo Bom)

COMISSÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, REGIONAL E TURISMO

PRESIDENTE: Diego Lima (Sapiranga)

VICE-PRESIDENTE: Robinson Bertuol (Nova Hartz)

COMPONENTES: Victor Souza (Campo Bom)

Naassom Luciano (Novo Hamburgo)

Oséas Oliveira (Nova Hartz)

COMISSÃO DA PROTEÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL

Sandro Seixas (Sapiranga)


Demandas que serão trabalhadas em conjunto pelos vereadores do Polo do Vale do Sapateiro:

- Integração de emendas parlamentares;

- Saúde (Hospital Regional e outros);

- Segurança (Aumento do efetivo e outros);

- Compartilhamento de conhecimento e união de forças junto a demais poderes e instâncias;

- RS 239 (Acessos e passarelas);

- Avenida dos Municípios;

- Repatriação de Recursos da Lei Kandir;

- Questões ambientais junto ao Ministério Público;

- Desenvolvimento Econômico e Turismo;

- RS 010;

- Extensão da BR 448;

- RST 464 (Sinalização e Controladores de Velocidade).