Novos Cidadãos de Novo Hamburgo serão intitulados na próxima terça-feira

por Luís Francisco Caselani última modificação 23/11/2017 17h38
23/11/2017 – A maior distinção outorgada pela Câmara de Novo Hamburgo será entregue em sessão solene na noite da próxima terça-feira, 28 de novembro. O título de Cidadão de Novo Hamburgo será concedido este ano ao ex-prefeito Miguel Henrique Schmitz e ao empresário e ex-dirigente do Esporte Clube Novo Hamburgo Rosalvo Antônio Johann, em razão de seus relevantes serviços prestados ao Município. A solenidade terá início às 19 horas no Plenário Luiz Oswaldo Bender, localizado na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

Miguel Henrique Schmitz

Nasceu em 9 de março de 1934 em Bom Princípio, à época pertencente a Montenegro. Viveu a infância na cidade de Encantado e, na adolescência, mudou-se para Novo Hamburgo com seus pais. Formou-se técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio – São Jacó e cursou Administração de Empresas na Feevale, mas não concluiu o curso. Por meio de concurso público, ingressou como tesoureiro no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), órgão posteriormente transformado no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). De 1967 a 1972, foi agente-adjunto do INPS em Novo Hamburgo, aposentando-se como fiscal de contribuições previdenciárias, hoje auditor-fiscal da Receita Federal. De 1973 a 1977, foi prefeito municipal de Novo Hamburgo. No primeiro ano de sua gestão, idealizou a Fenac S/A. Entre as marcas de sua administração, estão ainda a criação da Galeria de Artes Municipal e a fundação da Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente. Em 1987, ingressou no Grupo Editorial Sinos, onde exerceu diferentes funções. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Relações com a Comunidade e integra o Conselho Curador da Fundação Semear.

Rosalvo Antônio Johann

Nasceu em 31 de março de 1952 em Brochier, então pertencente a Montenegro. Aos 11 anos, mudou-se com a família para Novo Hamburgo. Estudou no Colégio Dom Pedro II e, aos 13 anos, começou a trabalhar com o pai na distribuição de produtos alimentícios. A trajetória de Rosalvo está diretamente interligada ao Esporte Clube Novo Hamburgo. Integrou o colegiado anilado e esteve à frente da presidência do ECNH por três gestões: de 1999 até 2001; de 2003 a 2004; e de 2007 a 2008. No final dos anos 90, reorganizou as categorias de base do clube. Sob seu comando, em 17 de agosto de 2008, foi inaugurado o Estádio do Vale. Acompanhou de perto, como membro da comissão de obras, a construção da nova sede do time, de 2004 até sua inauguração. Voltou à linha de frente para ajudar na formatação e gestão do clube no início deste ano, capitaneando a diretoria. A partir desse trabalho, formou-se o plantel do ECNH que se sagrou campeão gaúcho. Também destacou-se em ações de cunho social, atuando junto à Igreja Sagrado Coração de Jesus e à Catedral São Luiz.

A homenagem é concedida por meio do Decreto Legislativo nº 10/2017.