Moradora do bairro Industrial pede solução para ponte na Rua Pinheiro Machado

por Maíra Kiefer última modificação 18/07/2017 16h03
17/07/2017 - Por meio de requerimento verbal do vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), a moradora do bairro Industrial e líder comunitária Demari Kegler Wagner ocupou a tribuna na sessão desta segunda, 17, para pedir apoio dos vereadores na busca por uma solução para a ponte da Rua Pinheiro Machado.

As crianças têm que dividir o espaço com os veículos, pois não tem calçada e a ponte está em uma situação precária. Podem ser atropeladas ou cair no arroio”, relatou.

No início da sua exposição, ela lembrou fala do vereador Sergio Hanich, feita no dia 26 de junho, na qual o parlamentar disse que o Legislativo havia se transformado em uma espécie de corpo de bombeiros. “Que bom que temos essa casa para apagar os incêndios na nossa cidade”, destacou Demari.

Ela destacou que a comunidade pede proteção, uma espécie de murada, que impeça a queda de pedestres e crianças no arroio, e melhorias no local, como capina e retirada de lixo. “Não estamos pedindo uma ponte nova. De promessas, estamos cansados e esgotados. Façam alguma coisa apor nós, antes que aconteça o pior”, disse a cidadã, que apontou que essa demanda é datada de 2013. Por telefone, a cidadã foi informada por engenheiro da prefeitura que nada poderia ser feito por falta de recursos, pois no local deveria ser feita uma ponte nova.

Ela citou várias instituições de ensino que ficam nas proximidades do local e o grande número de crianças e jovens que circulam na rua: Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria das Neves Petry, Escola Sinodal da Paz, Escola Municipal de Ensino Infantil Aldo Pohlmann e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense, Polo Novo Hamburgo. Segundo Demari, reivindicações são feitas desde dezembro de 2013, sendo reforçadas quase um ano depois em sessão comunitária na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Santo Afonso.

Felipe Kuhn Braun lembrou que a Câmara não pode executar, mas pode encaminhar o apelo, solicitou gravação de DVD e o envio para a administração municipal. O parlamentar estava com a moradora em vistoria a local realizada pelo diretor de Obras, Paulo Magalhães. Ele falou ainda que incluiu em seus pedidos de providência a reivindicação do bairro Industrial.

Sergio Hanich (PMDB) disse que a comunidade não pode aceitar esse tipo de resposta, precisamos buscar alguém que resolva esse problema. Serjão declarou que a população deveria ter buscado o subsecretário do Santo Afonso e depois, se houvesse negativa, buscado o secretário de Obras.

Enio Brizola (PT) saudou a moradora do Industrial por seu engajamento para tentar solucionar o problema. Sobre o período que atuou como secretário de Obras, disse que foram feitas intervenções importantes de alargamento e aprofundamento do arroio Luiz Rau. Brizola acrescentou que, se havia problemas no Departamento de Esgotos Pluviais anteriormente, agora sequer há DEP, além do esvaziamento de engenheiros.

Para Raul Cassel (PMDB), o problema pode ser resolvido com baixo custo. “A solicitação é para proteção lateral, complementação da calçada e capina”, destacou o parlamentar.

Se alguém cair, a obra vai começar”, lamentou Gerson Peteffi (PMDB). “É algo inadmissível. Uma prefeitura com um orçamento de quase R$ 1 bilhão não conseguir fazer uma murada”, frisou.

O vereador Fernando Lourenço (SD) esclareceu algumas dúvidas dos vereadores quanto ao nome de engenheiro que trabalha no DEP. O parlamentar foi porta-voz do secretário Faisal Karam, que ao tomar conhecimento do apelo da moradora, afirmou que uma equipe irá ao local para resolver a questão.

Professor Issur Koch (PP) parabenizou Demari e a comunidade pela mobilização e luta. E apontou uma outra necessidade da população daquela região: redutor de velocidade na frente da Escola Aldo Pohlmann.