Moção reconhece trabalho de professora da EMEI Floresta Encantada

por Jaime Freitas última modificação 14/08/2017 23h48
14/08/2017 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 14 de agosto, a Moção nº 23/2017, que manifesta aplauso à professora Denise Rodrigues de Oliveira, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Floresta Encantada, pelo recebimento do Prêmio Educador Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Enio Brizola (PT). Denise foi uma das 10 educadoras reconhecidas, após análise de mais de 5 mil projetos inscritos.

O parlamentar destaca que o prêmio gera um retorno importante para a professora e para a escola, a fim de propiciar a continuidade de um trabalho em prol da construção de uma educação para todos, repartindo conhecimentos, vivências e experiências. Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece projetos de professores – desde a educação infantil até o ensino médio –, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o país, após análise de uma comissão selecionadora composta por profissionais da área.

Confira a moção na íntegra.

 

O projeto

Com o projeto “Promovendo a autonomia através do espaço”, Denise reorganizou o berçário para dar às crianças novas possibilidades de exploração, com menos interferência dos adultos. A educadora idealizou e construiu materiais, brinquedos e objetos desafiadores e adequados às suas descobertas. Além disso, tomou a decisão de tirar os berços da sala, rompendo com o modo tradicional de administrar a hora do sono nas creches. Assim, os bebês podem adormecer e acordar ao seu tempo, movimentar-se ao despertar sem depender das professoras e interagir com os amigos e com o ambiente.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.