Legislativo e OAB/NH trabalharão na reformulação do Conselho de Ética da Câmara

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/10/2017 16h09
17/10/2017 – A presidente da Câmara, Patricia Beck (PPS), e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Novo Hamburgo (OAB/NH), Regina Abel, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, no Palácio Cinco de Abril, para tratar sobre a reestruturação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo hamburguense. Regina colocou sua instituição à disposição dos vereadores para a reformulação e otimização do colegiado.

O conselho é previsto pela Resolução nº 4/2001, que institui o Código de Ética da Câmara, e tem seu regimento interno descrito pela Resolução nº 6/2015. O órgão é composto por três vereadores, indicados respectivamente pelo líder do governo, pelo líder da oposição e pela Mesa Diretora para mandatos de dois anos.

Patricia defende a necessidade de atualização da legislação a fim de garantir sua organização e potencializar seus mecanismos de atuação. “O engessamento de sua composição acaba gerando a impossibilidade de constituir o conselho quando, por exemplo, o Executivo decide não indicar líder de governo, como a prefeita Fátima Daudt reiterou em ofício encaminhado à Casa Legislativa no início do mês, em resposta a uma solicitação da Presidência”, declarou Patricia. Uma primeira reunião de trabalho para dar início à revisão das resoluções será realizada na próxima semana, envolvendo o corpo jurídico da Câmara e uma equipe de advogados vinculados à gestão da OAB/NH.