Largo público no bairro Pátria Nova levará o nome de Sebastião dos Reis

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/11/2017 23h08
27/11/2017 – Os parlamentares hamburguenses aprovaram por unanimidade na noite desta segunda-feira, 27 de novembro, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 113/2017, que homenageia o ex-vereador e caminhoneiro Sebastião dos Reis nomeando o largo público da avenida Primeiro de Março, no bairro Pátria Nova, entre as ruas Três de Outubro e Itu. O texto foi proposto em coautoria pelos vereadores Gerson Peteffi e Raul Cassel, ambos do PMDB.

Conversando com os filhos de Sebastião, Peteffi relembrou seus tempos de criança e adolescente e seu convívio com o homenageado. “Ele é uma daquelas pessoas que trouxeram de suas terras natais a seriedade, o carinho com a família e a honradez nos negócios típicos das pessoas de bem. Pessoas que vieram com muito pouco e aqui fizeram suas vidas. Era uma pessoa acessível e muito fácil de lidar. Hoje, volto aos tempos de criança, porque lembro de nós todos jovens, brincando, conversando com o pai de vocês. Homenageamos uma pessoa simples, mas um bom amigo que tivemos e um bom pai que vocês tiveram”, recordou. Cassel lembrou o trabalho parlamentar do ex-vereador. “Sebastião dos Reis foi voz ativa na Câmara de Vereadores, representando o bairro Pátria Nova. Uma pessoa alegre e solidária com as causas da população. Essa é a valorização do trabalho de um homem simples e humilde, mas que muito fez pela sua comunidade”, ressaltou.

Histórico

instagram-4.jpgNascido em São Sebastião do Caí no dia 21 de setembro de 1925, Sebastião dos Reis foi o filho caçula de nove irmãos. Órfão desde os 9 anos, precisou revezar estudo e trabalho para ajudar no sustento da casa, entregando jornais e encomendas e trabalhando na Conservas Oderich. Aos 18 anos, prestou serviço militar na Base Aérea de Canoas.

Um ano mais tarde, influenciado por três de seus irmãos, fixou residência em Novo Hamburgo. Juntos, trabalharam com oficina mecânica e fretes, maneira pela qual Sebastião tornou-se figura conhecida na cidade. Em 1951, casou-se com Maria Amália, com quem teve a filha Jane e o filho Gilmar. Viúvo, casou-se com Eva Diva Nunes, com quem teve outros dois filhos: Gilberto (vereador suplente pelo PSD na Legislatura 2017-2020) e Giovane.

Apaixonado pela política, Sebastião era militante do antigo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). No serviço público, foi coordenador da Pedreira Municipal de Novo Hamburgo. Em 1982, candidatou-se a vereador, sendo eleito com 861 votos, já pelo PMDB, permanecendo na função até 1988. Sebastião faleceu no dia 13 de setembro de 2011, após passar quase uma década lutando contra o Mal de Alzheimer, que o deixou acamado por seus últimos três anos. Sebastião deixou esposa, quatro filhos, três noras, um genro, seis netos e três bisnetos.

Leia na íntegra o PL nº 113/2017.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.