Issur sugere que recursos devolvidos pela Câmara sejam aplicados em educação, saúde, segurança e cultura

por Daniele Silva última modificação 20/07/2017 17h38
20/07/2017 – Nesta semana, os vereadores apresentaram 118 indicações e pedidos de providências. Professor Issur Koch (PP) sugere ao Executivo que faça vinculação das verbas orçamentárias residuais da Câmara Municipal para repasses à saúde, educação, segurança e cultura. De acordo com a proposta, a Prefeitura deverá aplicar 50% do valor devolvido pelo Legislativo na proporção de 25% para a educação, 15% para a saúde, 5% para a segurança e 5% para a cultura. Atualmente, o recurso vai para uma conta única, sobre a qual não há qualquer ingerência da Câmara, mesmo que os parlamentares sugiram a utilização dos valores em alguma área específica.

Issur pede ainda, entre outros encaminhamentos, cercamento do Parcão, recomposição do passeio público em frente à Escola Municipal João Goulart e operação tapa-buracos no cruzamento da rua Juarez com a rua Campo Bom, no Bairro Canudos, no cruzamento da rua José do Patrocínio com a avenida Nações Unidas, no bairro Rio Branco, na rua Joaquim Nabuco com a avenida Pedro Adams Filho, no Centro, na rua Américo Vespúcio, no São Jorge e em toda a extensão da rua Bento Manoel, no bairro Operário.

Do mesmo partido, Vladi Lourenço pede, entre outras coisas, poda de árvores no canteiro central da avenida Sete de Setembro, no bairro Liberdade, na Rua Aracaju, no bairro Boa Vista, e troca de lâmpadas queimadas na rua Flores da Cunha, no Pátria Nova, nas ruas Alonso Berwanger e Araci Martins, no bairro Canudos.

Entre as solicitações de Gabriel Chassot (Rede) estão recolocação de placa e pintura do quebra-molas na rua Engenheiro Jorge Schury, no São José; retirada de entulhos nas ruas Evaldo Hinkel e Marquês de Abrantes e melhorias na rede de iluminação pública na Estrada Olaria dos Diehl, no bairro Lomba Grande.

Naasom Luciano (PTB) sugere recapeamento asfáltico nas ruas Karl Schmidt e Bananal, no bairro Canudos; poda de duas árvores na calçada da Rua Ponta Porã, Bairro Liberdade, e conserto de infiltração na Rua Cândido Portinari, esquina com a Rua Colúmbia, também em Canudos.

Entre as muitas reivindicações de Inspetor Luz (PMDB) estão a fiscalização da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente para averiguação de denúncia por perturbação da ordem pública e poluição sonora nas imediações da esquina da avenida Nações Unidas com a rua Rincão; melhorias da rede de iluminação pública nas ruas Araci Martins, bairro São Jorge, Ibirubá, no Vila Nova, Waldo Erich Scheffler, no Santo Afonso, e Seival, no Bairro Operário; conserto de boca de lobo na esquina das ruas Madre Regina e avenida Victor Hugo Kunz e na Bartolomeu de Gusmão, no Bairro Canudos.

Do mesmo partido, Sergio Hanich reitera solicitações para estudo de viabilidade para colocação de quebra-molas e/ou sinaleira de pedestres na rua América, esquina com a Vererador Oscar Horn, no Bairro Canudos; estudo de viabilidade para canalização e pavimentação em toda a extensão da rua Planalto, no bairro Santo Afonso e instalação de academia ao ar livre e uma pracinha com campo de futebol no terreno localizado na rua Sílvio Gilberto Christmann, esquina com a Rua Disraeli, no bairro Canudos.

Gerson Peteffi, também do PMDB, pede recomposição asfáltica na rua Montenegro, no Jardim Mauá. Raul Cassel, seu correligionário, solicita pintura da faixa de segurança na rua Boa Saúde, no Bairro Primavera, e colocação de toldo em frente à Unidade Básica de Saúde Kunz.

Entre as muitas solicitações de Felipe Kuhn Braun (PDT) estão conserto ou substituição da câmera de vigilância na rua Engenheiro Jorge Schury, esquina com a Rua Canoinhas, bairro São José; recolhimento de galhos nas ruas Almerinda da Rosa Oliveira e Caxambu, no Vila Nova, além de poda de árvore nas ruas Rio Araguaia, no Bairro Liberdade, Caxambu e Ouro Preto, no Vila Nova, e Joaquim Pedro Soares, no Centro, e conserto das cabeceiras da ponte localizada na Rua Pinheiro Machado, Bairro Industrial.

Nor Boeno (PT) pede operação tapa-buracos, com urgência, nas ruas Joaquim Gonçalves Ledo e Joaquim de Oliveira, bairro Canudos, e troca de lâmpada queimada nas ruas Buenos Aires, no Santo Afonso, e Miguel Ângelo, em Canudos.

Enio Brizola, também do Partido dos Trabalhadores, sugere implantação de Farmácia Comunitária na USF Boa Saúde; pede troca de tampa de bueiro nas ruas Eldorado, no Santo Afonso, Timbaúva, esquina com a Rua dos Pinheiros, Rio Negro, Rio Tocantins e Miranda, no Liberdade, além de reiterar pedido de estudo de viabilidade para converter o estacionamento paralelo em oblíquo, na Avenida Sete de Setembro, na altura da Rua dos Eucaliptos até as proximidades da Rua das Acácias, também no Liberdade.

Por fim, Fernando Lourenço (SD) solicita, entre outras melhorias, desassoreamento do arroio Pampa, troca de lâmpada na rua Governador Walter Jobim, no bairro Primavera; operação tapa-buracos nas ruas Estocolmo e Bruno Werner Storck, Sílvio Gilberto Christmann e Joaquim Gonçalves Ledo, em Canudos, e na rua Juazeiro, esquina com a Rua Jundiaí, no Bairro São José, além de estudo de viabilidade para colocação de asfalto na Rua Ana Neri, em toda sua extensão, no Industrial.