Estudantes sugerem criação de lei para proteção do Sinos

por Daniele Silva última modificação 22/11/2017 20h01
22/11/2017 - A convite do vereador Raul Cassel (PMDB), alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Oswaldo Cruz/IENH participaram da sessão plenária desta quarta, 22 de novembro, para falar sobre um projeto de proteção ao Rio dos Sinos. Os estudantes Antônio Zeni de Oliveira, Caetano Sartori dos Reis, Amanda Frölich Mutter e Gabriel Braun Giugno, com idade entre 9 e 10 anos, sugeriram aos parlamentares a elaboração de um projeto de lei destinando parte do orçamento do Município para preservação do Sinos.

Segundo os jovens, o que mais lhes chamou a atenção durante pesquisa realizada ao longo deste ano foi a poluição e a invasão de áreas às margens do rio. A partir disso, eles criaram o projeto “Vamos Salvar o Sinos”. Entre as ações estão a utilização de barco para fazer a limpeza das águas, multas àqueles que jogarem lixo no rio, participação de especialistas para tratar do tema nas escolas, divulgação de campanha de conscientização por meio de outdoors. O grupo relatou ainda que, ao visitar o rio, percebeu que um dos maiores agentes poluidores é a sacola plástica. Em função disso, estão produzindo sacolas ecológicas que serão distribuídas à comunidade.

A professora Juliana Bonh explicou que a iniciativa foi totalmente dos alunos e que eles têm trabalhado em sala de aula a importância da política na vida cotidiana. Raul Cassel parabenizou a coragem dos alunos em vir até a Câmara apresentar a proposta. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Enio Brizola (PT), falou sobre o seminário, realizado na Casa, que debateu a qualidade da água. Sergio Hanich (PMDB) contou sobre a expedição que fez desde a nascente do Rio, em Caraa, até o Vale dos Sinos. Segundo Serjão, ao longo do percurso ficou clara a ação do homem quanto a poluição das águas. A presidente da Câmara, Patricia Beck, perguntou aos estudantes se eles já tinham visitado o Rio e o que achavam. Ela contou a eles que costumava se banhar no Sinos quando criança. Professor Issur Koch (PP) falou sobre a lei de sua autoria, em parceria com o ex-vereador Jorge Tatsch, conhecida como Lixo Zero. “A lei entrou em vigor em 2014. É impressionante que ainda temos que nos preocupar em criar regramentos para que as pessoas não joguem lixo nas ruas.”