Escola Elvira Brandi Grin elege seus vereadores mirins

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/08/2018 18h31
04/08/2017 – O Projeto Vereador Mirim, organizado pela Câmara de Novo Hamburgo em parceria com a Secretaria de Educação, passa agora por seu período eleitoral. Até o dia 11 de agosto, as sete escolas municipais que aderiram à iniciativa escolherão seus dois vereadores titulares e um suplente, que ocuparão as bancadas do Plenário em sessões nos meses de agosto e novembro. Nesta sexta-feira, 4, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elvira Brandi Grin.

O Vereador Mirim foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. Inicialmente, turmas das escolas envolvidas participaram de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio Cinco de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.

IMG_1259.jpgCada escola teve autonomia para definir seu processo eleitoral. Na Elvira Brandi Grin, participaram as três turmas de 6º ano, totalizando cerca de 90 estudantes. Cada turma escolheu 10 representantes para uma segunda etapa. Os alunos tiveram direito a escolher dois colegas para compor seu partido, com nome e propostas definidas. Fechadas as 30 chapas, o professor de Ciências Sandro de Oliveira, responsável pelo projeto na escola, estendeu o processo para a outra escola onde trabalha, a EMEF Senador Salgado Filho, que também aderiu ao Vereador Mirim. “Levei a lista com os nomes e as propostas na Salgado Filho, e os alunos votaram em cinco partidos. Esses cinco foram os candidatos aqui hoje”, explicou.

Oliveira fez questão de envolver toda a escola. Além dos alunos de 6º ano, professores, funcionários e estudantes de 4º e 5º ano também tiveram direito a voto. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola fizeram o papel de mesários e fiscais da votação. Ao todo, foram contabilizados 198 votos. “Durante terça e quarta-feira, os candidatos construíram seus materiais de campanha para divulgarem suas propostas”, completou. Os dois candidatos mais votados foram proclamados os vereadores mirins da escola, com o terceiro ocupando a suplência.

IMG_1272.jpgA ideia é que os projetos apresentados pelos concorrentes fossem exequíveis e tivessem referência a melhorias para a escola. “Nossa proposta é combater de forma pacífica a violência e o bullying na escola, torná-la mais humana. No colégio, acontece de ter muitos apelidos, e alguns acabam resultando em briga”, defendeu Vlademir Maciel da Silva, 12 anos, eleito com 41,3% dos votos pelo Partido Trabalhador Escolar (PTE), com o lema “Preparando para o futuro do povo através da educação”.

Aprendizado

Os vereadores mirins eleitos serão diplomados em sessão no dia 23 de agosto. A partir disso, eles serão instruídos pelos professores por meio de um novo material pedagógico, dessa vez voltado para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, que serão apresentados em uma última sessão no final de novembro. “Os alunos se engajaram bastante na primeira etapa do projeto. Trabalhamos o material pedagógico para que eles entendessem a separação de poderes, a noção de territorialidade, e abordamos a questão de cidadania, sobre não se corromper e barganhar votos. Para essa segunda etapa, nossa ideia é trazermos pessoas que trabalhem os temas das propostas vencedoras, para subsidiar a construção das matérias legislativas”, concluiu Oliveira.

registrado em: