Equipe de robótica do Colégio Pio XII fala sobre os desafios da conquista de prêmios nos Estados Unidos

por Maíra Kiefer última modificação 06/04/2018 20h16
06/04/2018 – Por meio de requerimento verbal feito pelo vereador Raul Cassel (PMDB), representantes da equipe de robótica do Colégio Marista Pio XII, a Under Control, relataram na quarta-feira, 4, a experiência de competir e de ter o trabalho premiado na FIRST® Robotics Competition (FRC), realizada em Troy, próximo a Albany, capital do estado de Nova York. A participação rendeu aos estudantes prêmios e vaga para a etapa mundial, entre os dias 18 e 21 de abril, em Houston, no Texas (EUA). Filipe Ghesla, professor e instrutor da equipe, ocupou a tribuna ao lado da estudante Paula Muller de Souza, que compõem o grupo com cerca de outras 30 pessoas.
Equipe de robótica do Colégio Pio XII fala sobre os desafios da conquista de prêmios nos Estados Unidos

Foto: Viccenzo Zang/CMNH

Conquistamos na maior competição de robótica quatro prêmios; três deles nos deram vaga para participar do campeonato mundial. Os nossos estudantes concorreram com equipes dos Estados Unidos, da China, de Israel e do Canadá, que produzem ciência e tecnologia em um nível maior do que a gente faz, sendo patrocinadas pelas maiores empresas do mundo, como Microsoft, Nasa e Google”, disse Ghesla, que participa da equipe de robótica desde 2006.

Em sua exposição, ele agradeceu ao vereador Cassel pelo convite para participar da sessão, e aos parlamentares Enio Brizola (PT) e Professor Issur Koch (PP), pelas congratulações feitas em homenagem à premiação conquistada no mês passado. O grupo foi agraciado com o Chairman’s Award, também obtido na etapa de Nova York. Esse é o prêmio de maior prestígio da competição, por reconhecer a equipe modelo para as demais.

A nossa equipe se estrutura em três pilares: inspiração, colaboração e solidariedade”, revelou, lembrando que o Pio XII acredita no potencial da ciência e tecnologia como ferramenta de educação e de transformação desde 2003. “Passamos por uma série de dificuldades estando no Brasil, mas isso nunca nos impediu de fazer acontecer. Todo o material de ciência e tecnologia que utilizamos é importado”, contou, informando que o trabalho sofre impactos com a demora para a chegada das encomendas e com os impostos cobrados. Para ilustrar as situações enfrentadas ao longo dos anos, ele comentou que um robô feito pela equipe e levado ao exterior para uma competição está retido pela Receita Federal há três anos. “Não tem valor comercial algum, apenas o do nosso trabalho”, acrescentou.

O Pio XII se classifica para a etapa mundial desde 2014. De acordo com o instrutor, a Under Control é a única equipe do Brasil a conseguir esse feito por cinco anos consecutivos. “Temos bastante orgulho de saber que mais de três mil pessoas da nossa comunidade foram impactadas, sejam alunos do nosso colégio ou alunos da rede municipal, que participaram das nossas oficinas”, concluiu. 

O instrutor de robótica apontou que, ao trabalharem com ciência e tecnologia, os estudantes saem do colégio com habilidades para toda a vida. Após a fala, foi exibido um vídeo, com cerca de dois minutos, mostrando os projetos desenvolvidos pela equipe. O material foi inclusive exibido para os jurados da competição nos Estados Unidos. Durante sua fala, Ghesla ainda fez agradecimentos aos patrocinadores, ao Pio XII e aos pais e familiares dos alunos.