Dia do Capelão é lembrado na Câmara

por Jaime Freitas última modificação 20/06/2017 00h00
19/06/2017 - Atendendo a convite do vereador Enio Brizola (PT), via requerimento nº 578/2017, o vice-presidente da International Chaplains Association - Interchap Global, capelão Dilnei Machaski, a responsável pela Capelania do Ministério Batista Cristo é Vida - MBCV, pastora Margot Onzi, e o capelão voluntário Paulo Barcelos ocuparam a tribuna na sessão desta segunda-feira, 19, para falar sobre o Dia do Capelão Evangélico, Civil e Militar, que será comemorado no dia 21 de junho.

Segundo o capelão Machaski, o profissional da capelania tem por função auxiliar pessoas em momentos mais difíceis e proporcionar a elas o conforto espiritual. O capelão também é um ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos religiosos em comunidades, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e até em equipes esportivas. “O capelão tem uma tripla função. É ao mesmo tempo um assistente social, um religioso e um psicólogo. A ideia de estar aqui é de despertar um pouco mais a atenção do público para que entendam o papel e o trabalho do capelão”, afirma.

“Nós pensamos o ser humano na área material, social e espiritual. Vemos o ser humano como ele está e procuramos reerguê-lo, quando ele precisa. Nosso objetivo é também estar presente em ações sociais, das mais variadas, auxiliando sempre quando chamados”, esclarece a pastora Margot Onzi.

Para o capelão voluntário Paulo Barcelos, pertencer à capelania é pertencer a um grupo devidamente formado para prestar assistência social e espiritual. “Às vezes, temos oportunidade de chegar a situações-limite, como enchentes, incêndios, vendavais, entre outras crises humanas, que colocam as pessoas em condições precárias. Nessas circunstâncias, buscamos levar nosso apoio material, nosso amor e palavras de conforto, ajudando quem mais precisa, para que superem o momento delicado pelo qual passam.”

O vereador Naasom Luciano (PTB) destacou a importância do capelão para a sociedade. “São pessoas que dedicam a vida a acompanhar e a levar coesão e solidariedade. Nos hospitais, auxiliam as dificuldades das famílias. Nos asilos, amor ao próximo. No parlamento, ajudam a buscar o senso de justiça comum e a coerência”, explica.

O proponente do requerimento, vereador Enio Brizola, não participou da sessão de hoje. Ele está representando a Câmara no 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que tem como tema “Saneamento Público Municipal: um caminho para o Brasil”. O encontro ocorre no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, na cidade de Campinas (SP), de 19 a 22 de junho.