Comissões da Câmara promovem reunião para solucionar problemas de segurança na EMEI Branca de Neve

por Maíra Kiefer última modificação 20/10/2017 22h43
20/10/2017 - A partir de iniciativa das Comissões de Segurança Pública e de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, foram debatidas nesta sexta-feira, 20, possíveis soluções para inibir assaltos e furtos à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEI) Branca de Neve, localizada no Parque do Trabalhador. Além de parlamentares que compõem os grupos de trabalho, estiveram presentes representantes dos órgãos competentes e pais de alunos da instituição. O encontro ocorreu na sede do Legislativo.

Em setembro, a EMEI Branca de Neve teve aparelhos eletrônicos, televisor e dinheiro roubados. As famílias dos estudantes reivindicam o retorno de guarda municipal fixo para fiscalizar o local. O presidente da Comissão de Segurança Pública, Enio Brizola (PT), salientou que essa é uma demanda urgente da comunidade escolar e questionou o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, sobre o prazo para o atendimento do pedido. Jungthon explicou que terá de fazer um estudo para verificar a viabilidade da transferência de um guarda municipal para a área, visto que essa mudança interferirá na vigilância de outra localidade. Ele afirmou que poderá dar uma resposta sobre a questão ao longo da próxima semana. Conforme as mães Carolina Glaser e Carolina Sebastiany, desde abril, o guarda designado para a função não atua mais na escola. Segundo esclarecimento da diretora da Guarda Municipal, Eliane Luiza Schmidt, ele está licenciado por motivo de saúde e deve se aposentar em breve.

Durante o encontro, o secretário informou que há intenção de aumentar o efetivo. Contudo, sem data definida para um possível concurso. Segundo ele, serão intensificadas as rondas, além de verificados, por meio da secretaria de Obras, os problemas de iluminação e limpeza, apontados pela comunidade. Sobre sistema de alarme, o secretário afirmou que em pelo menos 15 dias uma versão com sensores mais modernos deverá ser instalada. Ele informou que, por vezes, o sistema era acionado, sem necessidade real, até sete vezes em um fim de semana em função de falta de precisão do equipamento. Em virtude da situação enfrentada pela comunidade, Brizola pediu que esse prazo seja reduzido. Jungthon apontou ainda que a pasta está reformulando a lógica do videomonitoramento.

Issur Koch (PP), presidente da Comissão de Educação, relatou que morou na rua Finlândia, nas proximidades da escola, e à época presenciou a ação de alguns marginais. Segundo ele, além da EMEI Branca de Neve, a Favo de Mel também enfrenta situação delicada na área da segurança. Para ele, algumas facilidades no acesso e fuga de ambos os locais acabam estimulando roubos e atos de vandalismo.

O relator da comissão de Segurança Pública, Inspetor Luz (PMDB), solicitou relação de todas as escolas com demandas na área de segurança para que fosse encaminhada ao seu gabinete para avaliação. 

Brizola questionou o secretário Jungthon sobre o andamento do Programa Escola Mais Segura. Ele respondeu que a proposta ainda está em desenvolvimento e estuda a viabilidade de compartilhar parte do custo da implantação com a secretaria da Educação. O presidente da comissão de Segurança apontou a importância de a Guarda Municipal realizar palestras nas escolas divulgando informações importantes de segurança para aproximar a comunidade da corporação. Tanto Brizola quanto Issur Koch reiteraram a necessidade de abordagens a grupos suspeitos no parque e nas proximidades durante as rondas.

Ao término da reunião, Carolina Glaser pediu também ao secretário a presença de um guarda municipal nas noites em que ocorrem as reuniões mensais de pais com a direção da escola e professores. Participaram também do encontro Rodrigo Colissi, da Secretaria de Segurança, os pais Ramon Kaminski, Dionísio Eckhardt e o guarda municipal Rogério Luís Haas. 


Confira aqui matérias sobre o tema:

Comissões se reunirão com Prefeitura e Guarda Municipal para pedir mais segurança noo Parque do Trabalhador

Comissões analisam projetos de valorização dos guardas municipais