Comissões acompanham demandas de moradores do bairro Roselândia

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/10/2017 19h34
06/10/2017 – A pedido de moradores, as Comissões de Meio Ambiente e de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Câmara de Novo Hamburgo, representadas por seus respectivos presidentes, Enio Brizola (PT) e Sergio Hanich (PMDB), vistoriaram uma série de demandas da comunidade do bairro Roselândia na tarde desta quinta-feira, 5 de outubro. O roteiro incluiu arroios assoreados e problemas de pavimentação.

Na divisa com Estância Velha, os vereadores acompanharam a situação do Arroio Roselândia. Ao final da rua Francisco Alves, o córrego tem sua corrente dificultada pela maciça presença de restos de galhos e plantas. O assoreamento é agravado pela baixa vazão da água, causando alagamentos e transbordo dos resíduos. Morador dos arredores, Lindomar Zanella contou que o local já recebeu uma vistoria conjunta entre as administrações dos dois municípios. “Não precisamos de um temporal para mostrar os transtornos que o arroio assoreado causa aos moradores”, destacou. Os vereadores se comprometeram a intensificar a cobrança por melhorias.

Brizola e Serjão também vistoriaram buracos em ruas próximas às obras da Estação de Tratamento de Esgoto Roselândia. Segundo a Comusa, as intervenções são necessárias para reparos no sistema de tubulação, sendo posteriormente cobertas com asfalto. Os moradores reclamam que o serviço de recapeamento tem demorado muito a ocorrer, impedindo a melhor trafegabilidade pelo local. As comissões notificarão a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários solicitando operação tapa-buracos.

A pasta também será acionada para a realização de serviços de manutenção na rua Benjamin Altmayer. “É necessário o patrolamento e a britagem da via em razão, principalmente, do trânsito de veículos pesados”, salientou Brizola. A rua é percorrida diariamente por caminhões que fazem o transporte de resíduos para a Central de Reciclagem Roselândia, onde ocorre o serviço de triagem, e que realizam a destinação do lixo para o aterro sanitário do município gaúcho de Minas do Leão.

Loteamento das Rosas

Os parlamentares também visitaram as obras de pavimentação com pedras irregulares no loteamento Morada das Rosas. A demora na realização dos trabalhos levou as comissões a notificarem a construtora responsável. “Já havíamos feito vistoria e pedimos providências. Agora, viemos fiscalizar se estão cumprindo com os prazos acordados. A Secretaria de Obras notificou o loteador e, hoje, pudemos constatar que o serviço está sendo prestado e com boa qualidade”, verificou Brizola.










Arroio Pampa

A tarde de vistorias das comissões se encerrou às margens da ERS-239, no bairro São José, onde uma retroescavadeira desobstruía a passagem do Arroio Pampa com a retirada de galhos, lodo e resíduos dispostos de maneira irregular. Os moradores da região temiam que, com uma chuva mais forte, a água transbordasse e trouxesse para os pátios das casas toda aquela sujeira. “Solicitamos a limpeza junto à Prefeitura na terça-feira pela manhã, e fiz contato com os vereadores para agilizar a realização do serviço”, contou Marli Moraes, feliz com a celeridade da intervenção. O vereador Serjão também reconheceu o trabalho da Prefeitura. “Agradecemos o pronto atendimento do Executivo à nossa solicitação. A situação era preocupante aos moradores”, concluiu.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes.