Comissão de apoio debate diretrizes para o Vereador Mirim

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/08/2018 18h30
21/07/2017 – O Projeto Vereador Mirim, instituído na Câmara de Novo Hamburgo em 2017 por meio de decreto legislativo da Mesa Diretora, segue a todo vapor. Depois de acompanharem palestras com vereadores e servidores da Casa, alunos de sete escolas municipais estão em meio ao processo de eleição de seus representantes, que ocuparão as bancadas do Plenário em sessão especial no final de novembro.

Os vereadores mirins poderão apresentar matérias como projetos de lei, requerimentos, indicações e pedidos de providências. Para subsidiar a elaboração dos textos, a comissão de apoio ao projeto reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 21 de julho, para definir algumas diretrizes sobre o conteúdo que será encaminhado às escolas. O intuito é elaborar material didático em linguagem acessível com instruções sobre o que os pequenos parlamentares poderão sugerir. Para isso, também serão encaminhados modelos que servirão de base para a redação das proposições.

Engajamento

A ideia é que, depois de finalizados e apresentados em sessão, as matérias possam ser adotadas pelos vereadores, levando à frente as demandas elaboradas em sala de aula. O coordenador do projeto, Artêmio Friedrich, mostrou-se positivamente surpreso com a motivação dos estudantes. “Os próprios professores se surpreenderam com o nível de participação dos alunos. Os relatos que temos recebido das escolas são gratificantes. O Vereador Mirim tem conseguido mobilizar as comunidades escolares”, apontou.

Até meados de agosto, os alunos de cada uma das sete escolas participantes elegerão dois vereadores mirins e um suplente. Escolhidos, os representantes serão diplomados em sessão realizada na Câmara. A partir disso, será feito um trabalho conjunto para a elaboração de eventuais projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências de autoria dos alunos, que serão apresentados em uma última sessão no final de novembro.

registrado em: