Clube G40 de futebol master é homenageado pela Câmara

por Jaime Freitas última modificação 29/11/2017 18h58
29/11/2017 – Os vereadores hamburguenses dedicaram parte da sessão desta quarta-feira, 29 de novembro, para prestar reconhecimento ao Clube G40, representante hamburguense e campeão de futebol master da Copa AFIA México 2017, na categoria Platinum, em Riviera Maya – Cancún. A homenagem foi proposta pelo vereador Enio Brizola (PT), por meio do requerimento nº 1.395/2017.

A campanha do time hamburguense – que é formado por jogadores da cidade e também de Campo Bom – foi premiada após três vitórias. Na primeira fase, o G40 superou a equipe Cibeles, do México, pelo placar de 11 a 1. Na semifinal os hamburguenses venceram a equipe do Santos/SP por 4 a 0. Classificados para a final, superaram o Cooper Club, time paulista,  por 2 a 0, sagrando-se campeões na categoria Platinum, para atletas com mais de 55 anos.

“Quero parabenizar o G40 por essa grande caminhada, levando mais uma vez o nome de Novo Hamburgo para o mundo. Que essas práticas esportivas saudáveis sejam sempre enaltecidas e estimuladas. Vida longa ao G40!" destacou o autor da proposição de homenagem, Enio Brizola, que fez questão de salientar o destaque esportivo que o município tem tido em 2017, com a conquista do próprio G40, campeão da Copa AFIA Portugal no mês de julho, e do campeonato gaúcho deste ano, vencido pelo Esporte Clube Novo Hamburgo.

"É com alegria e satisfação que, em nome da bancada do PMDB, parabenizo esses heróis, craques do passado e do presente. O esporte é salutar em todos os sentidos. Parabéns pelo título, pelo exemplo e dedicação ao futebol", destacou o vereador Inspetor Luz (PMDB).

"O esporte transcende ao aspecto profissional. Que bom podermos valorizar iniciativas tão relevantes à sociedade como o esporte amador e destacar seus feitos, como fazemos aqui hoje em justa homenagem ao G40. Sabemos que as atividades esportivas, em geral, são ferramentas de transformação social, na boa formação de jovens e crianças", disse Professor Issur Koch, em nome das bancadas do PP, Rede e PPS.

O atleta Rosalino Seara falou em nome dos demais jogadores, destacando que a equipe G40 é um grupo de amigos, que priorizam as boas disputas e a qualidade de vida. "Nas três partidas que disputamos, entramos muito motivados. Nossa meta era buscar o título e atingimos o nosso objetivo. Agradecemos a todos que nos apoiaram nessa caminhada e tenham a certeza que temos uma enorme satisfação em representar bem a nossa cidade”, declarou.


Copa AFIA México

O México é o país com maior número de eventos da AFIA, quase 40% de todas as Copas realizadas pela entidade foram no país Asteca.

O grande destaque fica para Cancún com 21 edições, seguida de Los Cabos com 5, Cozumel e Riviera Maya com uma edição cada.

Em 2017, a competição em Cancún reuniu 32 equipes divididas em quatro categorias: Silver (+45), Gold (+50), Platinum (+55) e Diamond (+60).

 

Sobre a AFIA

A AFIA (Associação de Futebol Internacional Amador) é a maior entidade de futebol master do mundo, pioneira na organização de Copas de Futebol Internacional para atletas amadores com idade entre 35 e 70 anos.

Com início de atividades em 1989, atualmente está localizada em 10 países e aproximadamente 150 cidades da América do Sul, América do Norte, América Central e Europa.

A AFIA iniciou suas atividades em 1989 e, até 2017, possui no seu portfólio 80 eventos no âmbito nacional e principalmente internacional. A entidade tem atualmente 400 equipes credenciadas ao redor do mundo e possui o expressivo número de quase 100.000 pessoas que participaram dos seus eventos desde a fundação.