Câmara promoverá exposição fotográfica sobre os primeiros anos de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 16/04/2018 20h18
14/04/2018 – A partir de segunda-feira, 16 de abril, a sede do Legislativo hamburguense mergulhará em um passeio aos primórdios do povoamento alemão no Vale do Sinos, recuperando os primeiros passos da construção de Novo Hamburgo. Espalhadas pelos diferentes andares da Casa, 17 fotos antigas, parte do acervo do pesquisador e vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), comporão a exposição “91 anos de Novo Hamburgo: um resgate do passado”, aberta a visitação até o dia 30, durante o horário de expediente, das 9 às 18 horas. O Palácio 5 de Abril fica localizado na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.
Câmara promoverá exposição fotográfica sobre os primeiros anos de Novo Hamburgo

Foto: Lucas Fillmann/CMNH

As imagens resgatam famílias tradicionais do início do século XX, estabelecimentos comerciais e industriais, clubes sociais e retratam parte dos costumes e da cultura da época. Junto à exposição será inaugurado um painel, que permanecerá fixado em frente à entrada principal do Plenário Luiz Oswaldo Bender, contando um pouco sobre os primeiros imigrantes alemães que se instalaram em Hamburgo Velho e Lomba Grande. A mostra integra as comemorações ao 91° aniversário de Novo Hamburgo, que culminarão na abertura do Memorial da Câmara no dia 25.

Sessão comentada

Na quinta-feira, dia 19, o plenário receberá mais uma sessão do documentário “Movimentos: 90 anos de Novo Hamburgo”, média-metragem lançado em 2017 que retoma a trajetória da cidade a partir de materiais coletados em arquivos pessoais, reportagens, documentos históricos e entrevistas com moradores, historiadores, artistas e personalidades. Ao final do filme, que tem cerca de 70 minutos de duração, o diretor Leonardo Peixoto e o pesquisador Felipe Kuhn Braun conversarão com o público sobre a produção da obra e a história do Município. A sessão comentada, que terá início às 19h30, é aberta ao público.

Confira a programação:

- 16 a 30 de abril, das 9 às 18 horas: Exposição fotográfica “91 anos de Novo Hamburgo: um resgate do passado”

- 19 de abril (quinta-feira), às 19h30: Sessão comentada do filme “Movimentos: 90 anos de Novo Hamburgo”

- 25 de abril (quarta-feira), às 13h30: Inauguração do Memorial da Câmara de Novo Hamburgo