Câmara manifesta repúdio ao fechamento de sede do IPE em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 12/07/2017 20h54
12/07/2017 – A Moção nº 15/2017, de autoria do vereador Raul Cassel (PMDB), que manifesta repúdio ao encerramento das atividades da sede fixa do Instituto de Previdência do Estado (IPE) no Município, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão desta quarta-feira, 12 de julho. Cassel aproveitou o documento para pedir providências urgentes. “Sou conhecedor das dificuldades que os institutos de previdência passam, mas não posso desconsiderar o desprezo do IPE por Novo Hamburgo”, destacou.

O parlamentar ressalta que Novo Hamburgo soma cerca de 12 mil usuários da assistência de saúde oferecida pelo IPE, entre policiais militares e civis, professores, demais servidores e familiares dependentes. Com o fechamento da sede, o vereador lamenta que moradores do Município, polo regional em termos de saúde, tenham que se deslocar a São Leopoldo para a obtenção de quaisquer informações e atendimentos mais burocráticos. “A sede está abandonada, servindo de abrigo para marginais causarem problemas para moradores do entorno. Além da sede, fecharam também a agência na rua Tupi”, acrescentou.

O vereador Enio Brizola (PT) parabenizou o colega e lamentou a ausência do atendimento no município. “O IPE é um instituto muito importante, alternativo aos planos de saúde privados e que contribui para a diminuição das longas filas de espera do SUS. Diminuir serviços públicos sempre vem penalizar categorias, que já estão sendo penalizadas pelo parcelamento de salário”, salientou.

Defasagem do repasse aos profissionais da saúde

Cassel levanta ainda que muitos profissionais credenciados para a prestação de serviços no Município não o fazem devido à falta de reajuste nos valores pagos pelo instituto, ainda que a contribuição mensal dos usuários tenha passado por revisão inflacionária. “O IPE é um mau pagador. Faz mais de cinco anos que os prestadores de serviço não têm reajuste na sua tabela de pagamento, sendo que durante esses mesmos cinco anos o IPE reajustou a contribuição de seus usuários”, relatou.

Confira o texto da Moção nº 15/2017 na íntegra.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, são enviados às pessoas envolvidas. Uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado, por exemplo, pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.