Câmara apoia projeto que obriga divulgação de lista de espera para cirurgias

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/04/2018 22h06
18/04/2018 – Os parlamentares hamburguenses aprovaram por unanimidade na quarta-feira, 18 de abril, a Moção nº 10/2018, proposta por Enio Brizola (PT), que manifesta apoio ao Projeto de Lei Federal nº 393/2015, assinado por Reguffe, senador pelo Distrito Federal, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação na internet das listas de espera dos pacientes que serão submetidos a cirurgias médicas eletivas realizadas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Câmara apoia projeto que obriga divulgação de lista de espera para cirurgias

Fotos: Viccenzo Zang/CMNH

Brizola destaca que o PL 393/2015 propõe um serviço de grande utilidade para a população, trazendo transparência e autonomia no acompanhamento da solicitação. O vereador ressalta ainda que a medida funcionaria como um mecanismo efetivo de combate a adulterações e fraudes nas listas de espera, garantindo o acesso igualitário aos serviços do SUS e facilitando a fiscalização pelos órgãos de controle da Administração Pública e pelos próprios pacientes.

As pessoas poderão denunciar caso sejam indevidamente ultrapassadas na lista de espera. Já tivemos ocorrências assim no Brasil, inclusive na região”, pontuou o petista. Cópias da Moção nº 10/2018 serão encaminhadas aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.