Câmara manifesta aplauso ao Programa Catavida

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/08/2018 18h37
23/08/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou em decisão unânime na tarde desta quarta-feira, 23 de agosto, a Moção nº 24/2017, apresentada pelo vereador Enio Brizola (PT). O texto manifesta aplauso ao Programa de Gestão Social de Resíduos Sólidos Catavida por sua inclusão na lista de iniciativas agraciadas com o certificado do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017.

Realizada a cada dois anos, esta é a nona edição da premiação, que contou em 2017 com 735 inscrições de toda a América Latina. A escolha dos projetos foi realizada por equipe técnica da Fundação Banco do Brasil, que analisou requisitos como o tempo de atividade, a transformação social e a sistematização da tecnologia a fim de tornar possível sua aplicação em outras comunidades, além de considerar os valores de protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica. Esta é a terceira vez que o Catavida recebe o reconhecimento, já concedido nos anos de 2011 e 2013.

Brizola destacou o trabalho realizado pelo programa nos quatro fundamentos básicos de sua ação: o desenvolvimento integral do ser humano, a autonomia, o empoderamento e a inclusão social. “Trata-se de uma iniciativa que vem sendo estudada e aplicada por outros municípios, que qualifica o catador e que promove trabalho e renda para mais de 80 famílias da nossa cidade. Queremos caracterizar esse prêmio como um reconhecimento da sociedade, para a ampliação do serviço também em favor do nosso meio ambiente”, ressaltou.

O parlamentar pontuou ainda a importância do reconhecimento em um momento de debate sobre a coleta seletiva no Município. Uma proposta de mecanização do serviço está sendo estudada pelo Executivo e será pauta de audiência pública na noite desta quinta-feira, 24. “Mesmo com a intenção de direcionar os contêineres apenas para os resíduos orgânicos, sabemos que acabará sendo utilizado para a disposição de materiais recicláveis”, alertou. O vereador Gerson Peteffi (PMDB) salientou as dificuldades do trabalho dos catadores. “Mesmo morando em um edifício que faz a separação dos resíduos, todo o material é jogado para dentro do mesmo caminhão. A tal coleta seletiva não existe, ao menos no bairro Jardim Mauá, o que torna o posterior trabalho de separação muito mais difícil”, completou.

Leia a moção na íntegra.

Catavida

Criado em 2010, o Programa Catavida, gerido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, realiza a inclusão produtiva e a formação cidadã de catadores de materiais recicláveis por meio de programas de capacitação, com o apoio da Cooperativa de Construção Civil e Limpeza Urbana (Coolabore), contratada pelo Município para desenvolver os serviços de coleta seletiva solidária, triagem e reciclagem de resíduos sólidos. O programa, que foca a cooperação como estratégia de inclusão social, especialmente no tocante à geração de trabalho e renda, bem como promove a sustentabilidade ambiental, já recebeu diversos prêmios ao longo desses sete anos de atividade.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

Foto: Thanise Melo/CMNH