Câmara manifesta aplauso à nova coluna do escritor hamburguense Henrique Schneider no Correio do Povo

por Luís Francisco Caselani última modificação 19/07/2017 20h07
19/07/2017 – Os vereadores hamburguenses aprovaram na tarde desta quarta-feira, 19 de julho, a Moção nº 17/2017. De autoria do vereador Enio Brizola (PT), o texto manifesta aplauso ao escritor e advogado Henrique Schneider por sua nova coluna no jornal Correio do Povo, estreada no último dia 8. O autor, patrono da Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo em 2009, compõe agora a gama de intelectuais que contribuem para o Caderno de Sábado do periódico gaúcho.

Natural de Novo Hamburgo, Schneider já publicou 10 livros, além de inúmeros contos e crônicas. Sua estreia no Correio do Povo foi justamente através de um conto, As teimosias, sobre as insistências de um casal que não compreende bem o fim de um relacionamento. Antes da inserção de suas histórias no suplemento do jornal porto-alegrense, Schneider manteve por 14 anos a coluna Vida Breve no semanário ABC Domingo, do Grupo Sinos.

Essa é uma singela homenagem a esse cidadão hamburguense, que inicia sua trajetória em um dos jornais mais importantes e que faz parte da história do Rio Grande do Sul. Henrique, que relata acontecimentos cotidianos da vida das pessoas através de seus contos, levará o nome da nossa cidade aos diferentes rincões do nosso Estado”, destacou Brizola. Cópias da Moção nº 17/2017 serão entregues tanto ao escritor quanto ao Correio do Povo.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, são enviados às pessoas envolvidas. Uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado, por exemplo, pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.