Câmara manifesta apelo à Trensurb por mais segurança em suas estações

por Luís Francisco Caselani última modificação 26/07/2017 21h01
26/07/2017 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 26 de julho, a Moção nº 19/2017, apresentada pelo vereador Raul Cassel (PMDB), que manifesta apelo à Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) pela falta de segurança em suas dependências. Cópias da moção serão encaminhadas ao diretor-presidente da Trensurb, David Borille, ao secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e ao ministro das Cidades, Bruno Araújo.

O texto lamenta recorrentes arrastões e ressalta que, no período noturno, são apenas sete agentes de segurança metroviária para as 23 estações – ao todo, são 80 profissionais divididos em três turnos para atender cerca de 200 mil usuários diários. Em maio, a Trensurb anunciou a contratação de 59 novos agentes, número que Cassel entende carecer de proporcionalidade e razoabilidade. O parlamentar defende que, por se tratar de uma empresa pública, é necessário zelar prioritariamente pela segurança.

É sabida a luta da comunidade hamburguense para que o trem viesse até Novo Hamburgo. E o trem se consolidou como um transporte acessível, rápido e eficiente. Marginais estão formando grupos e assaltando idosos, estudantes e trabalhadores. Fica impossível fazer a segurança com sete profissionais para 23 estações. Em alguns horários se torna quase impraticável andar de trem individualmente. Se tivéssemos que aumentar o valor da passagem para atender esse preceito da segurança, a maior parte dos usuários não irá se opor”, completou o parlamentar na tribuna.

O vereador Enio Brizola (PT) parabenizou a iniciativa. “Considero importante essa moção na medida em que a maior parte dos usuários é composta por estudantes, pela classe trabalhadora. Essa segurança do metrô não é armada. Quem promove assaltos geralmente são pessoas que estão armadas. Hoje, qualquer delinquente tem boas armas. Que a Trensurb solicite policiamento ostensivo nas estações, que consiga identificar essas ações, além de ampliar o controle eletrônico para auxiliar o trabalho da Polícia Civil. Que o metrô se preocupe mais com a segurança, porque isso envolve seus próprios funcionários”, pediu.

Professor Issur Koch (PP) destacou outra situação que tem preocupado usuários do serviço e moradores dos arredores das estações. “O entorno das estações também tem sido um problema. Tenho certeza que a presença de segurança constrangeria a ação de delinquentes, evitaria a existência de pessoas que ficam só esperando uma oportunidade para assaltar”, apontou.

Leia no SAPL a íntegra da Moção nº 19/2017.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, são enviados às pessoas envolvidas. Uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado, por exemplo, pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.