Câmara homenageia Monsenhor Oscar Colling pelo engajamento em campanha em prol da AMO Criança

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/11/2017 19h58
22/11/2017 – A partir de requerimento do vereador Raul Cassel (PMDB), aprovado pelos demais parlamentares, a Câmara incluiu durante a sessão desta quarta-feira, 22 de novembro, espaço para a homenagem ao Monsenhor Oscar João Colling pela criação e incentivo ao projeto Eu AMO Tampinhas. A iniciativa consiste no recolhimento de tampas plásticas, cuja venda tem seus recursos revertidos para subsidiar parte dos serviços prestados pela Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança).

Cassel destacou que a campanha já passou da marca de 60 toneladas de plástico reciclado, com a coleta de mais de 123,7 milhões de tampinhas. Com as quantias arrecadadas, a AMO custeou o tratamento de 43 crianças e adolescentes com câncer, além de reformas nos ambientes de atendimento. A estimativa é fechar o ano de 2017 com uma captação superior a R$ 100 mil. “Além de ajudar e proteger o meio ambiente, consegue-se recursos a partir do que antes era lixo. A campanha Eu AMO Tampinhas iniciou em junho de 2015 e tornou-se uma cultura, espalhando-se por residências, condomínios, ambientes de trabalho e escolas. Isso mostra que, em qualquer idade da vida, podemos ser úteis à nossa comunidade, contanto que haja vontade. Que possamos ser multiplicadores de tampinhas e de ideias que beneficiem a vida da nossa comunidade”, salientou, exaltando a iniciativa arquitetada por Colling.

O vereador Enio Brizola (PT) parabenizou tanto a ideia do monsenhor quanto o serviço prestado pela AMO. “Esta é uma grande ideia que mobilizou uma cidade e uma região inteira através de um propósito trazido por um religioso, uma pessoa de grande importância na nossa comunidade. A partir do momento em que visitamos a AMO, passamos a ser militantes dessa entidade”, ressaltou. Gerson Peteffi (PMDB) corroborou o ponto de vista apresentado por Brizola. “Essa é uma das iniciativas mais profícuas, que se caracteriza pelo singelo recolhimento de tampinhas de plástico, mas que leva a fatos muito maiores. Uma visita à AMO pode mudar a visão que uma pessoa tem sobre sua própria vida. São verdadeiros anjos travestidos de seres humanos”, disse, referindo-se aos integrantes da associação.

O primeiro-secretário da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), cumprimentou Colling por sua dedicação à causa. “É muito nobre quando uma pessoa se engaja por uma causa e pode fazer um diferencial para sua cidade, seu bairro. Os integrantes da AMO salvam vidas e fazem diferença na vida das crianças atendidas. É impressionante como os religiosos auxiliaram no desenvolvimento do nosso país, do nosso estado e da nossa região. O mundo é melhor tendo pessoas como o Monsenhor Oscar Colling”, afirmou. Professor Issur Koch (PP) estendeu seu reconhecimento a Colling, por cujas mãos foi batizado na igreja São Luiz Gonzaga. “Todo mundo tem, em sua história, alguma ligação ao monsenhor e à AMO. O câncer é um momento muito difícil de se lidar e, quando na infância, esse sentimento é potencializado. E a AMO tem a relevância não apenas no acolhimento das crianças, mas também de suas famílias. É bom reconhecermos as pessoas que, em vez de apenas reclamar, arregaçam as mangas para fazer pelo próximo”, elogiou.

A gênese da campanha

O presidente da AMO Criança, o médico Valdir Marques de Souza, apresentou o trabalho realizado pela entidade, mas aproveitou seu momento de discurso para agradecer a Colling pelo incentivo dado ao serviço assistencial da AMO. “Nesses 19 anos, mais de 270 crianças já passaram pela AMO. Hoje, atendemos 43 crianças e adolescentes, mas, principalmente, atendemos 43 famílias. Salientamos sempre a importância da contribuição com as tampinhas, porque essa pequena atitude ajuda muito nossas crianças”, salientou.

Monsenhor Oscar Colling destacou que o projeto não foi criação inteiramente sua e agradeceu o empenho de todos no sucesso da campanha. “Agradeço a Deus, quem me inspirou com essa ideia. Nem me ocorreu fazer essa iniciativa em benefício ao Santuário, porque foi plano de Deus destinarmos a campanha para a AMO. Vale lembrar que o grande tema também é a ecologia. Novo Hamburgo sofre com uma falta de consciência ecológica. Tiramos esse plástico do meio ambiente para uma campanha bem valiosa. Espero que este encontro sirva para que cada um de nós participe da campanha e cuide mais de nossa cidade”, concluiu.

Cidadão de Novo Hamburgo

Monsenhor Oscar João Colling recebeu o título de Cidadão de Novo Hamburgo em 2008. Nascido em Harmonia em 12 de fevereiro de 1934, ingressou no Seminário Menor São José, em Gravataí, aos 11 anos de idade, sendo ordenado padre na Capela do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, 13 anos mais tarde.

Além de religioso, o Monsenhor é graduado em filosofia e pós-graduado em psicopedagogia. Sua caminhada em Novo Hamburgo começou em 1965, quando assumiu a paróquia São José Operário. Entre os anos de 1974 e 1980, foi pároco da igreja São Luiz Gonzaga, hoje catedral. Atualmente, atua no Santuário das Mães, onde foi o primeiro reitor.

AMO Criança

Localizada na rua Vidal Brasil, 1695, no bairro Hamburgo Velho, a AMO Criança presta serviços técnicos gratuitos e especializados a pacientes oncológicos dos municípios de Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A entidade oferece consultas médicas, medicamentos, encaminhamento e transporte para exames e realização de tratamento em hospitais de referência, bem como o acompanhamento terapêutico, social e emocional do paciente e de seu grupo familiar. A AMO conta com uma equipe multiprofissional, prestando serviços nas áreas de oncopediatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, pedagogia e musicoterapia.