Câmara homenageia aniversário de 70 anos do Hospital Municipal

por Luís Francisco Caselani última modificação 09/11/2017 23h14
09/11/2017 – O Hospital Municipal de Novo Hamburgo completou sete décadas de sua inauguração no dia 1º de novembro. A fim de celebrar a data, a Câmara se reuniu em sessão solene na noite desta quinta-feira, dia 9. A homenagem, presidida pela vereadora Patricia Beck (PPS), surgiu a partir de requerimento assinado pelos vereadores Enfermeiro Vilmar (PDT), Enio Brizola (PT) e Nor Boeno (PT), aprovado por unanimidade em plenário.

Nascido no Hospital Municipal enquanto este ainda levava o nome Darcy Vargas, o vice-presidente da Câmara, Naasom Luciano (PTB), relatou satisfação em render homenagem à instituição que chamou de jovem senhor. “O Hospital Municipal congrega profissionais vocacionados, que prestam um serviço muito especial. É um trabalho antagônico, pois compreende o ciclo natural da vida, de nascimentos a óbitos. Temos que intensificar ainda mais as medidas de valorização do nosso Hospital, que é uma porta aberta 24 horas para os cidadãos do nosso Município e da região. Qualquer pessoa com dificuldade encontrará na avenida Pedro Adams Filho um local que lhe acolherá. Que nosso Hospital possa ser cada vez mais forte e mais estruturado, atraindo ainda mais investimentos para garantir assistência a todos que necessitarem”, ressaltou Naasom, logo após a apresentação do Coral Infantil do Colégio Adventista de Novo Hamburgo.

Sob a regência da professora Andrea Mogart e intensos aplausos, coube às crianças encantarem a plateia na abertura da solenidade ao som das músicas “Acenda a Luz” e “O Amor do Nosso Deus”. O presidente do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo, Kleber Fisch, disse estar feliz com o caminho trilhado pela gestão em busca de melhorias para o Hospital. “Além de fazer parte da história do Município, o Hospital foi a casa de grande parte dos médicos de Novo Hamburgo. Uma instituição que presta um serviço imensurável. Percebemos o foco da administração em melhorá-lo cada vez mais. Apesar das dificuldades, sabemos que nosso Hospital está à frente de muitos outros, inclusive de capitais como Brasília”, opinou.

A diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Cláudia Schenkel, responsável pela gestão do Hospital, convidou sua equipe diretiva para apresentar os números contabilizados em 2017, os avanços conquistados ao longo dos últimos anos e os projetos de ampliação estrutural e de atendimento. “Nesses 70 anos, muitas pessoas passaram e nasceram no nosso Hospital. Passaram famílias angustiadas, preocupadas e felizes. Trabalhar com saúde envolve paixão e preocupação com o próximo. Estou muito orgulhosa da nossa equipe, que faz seu trabalho diariamente mesmo com todas as dificuldades financeiras que o Município enfrenta”, elogiou.

A diretora-presidente também convidou Paulo Spolier, historiador do Arquivo Público Municipal, para apresentar um pouco da história do Hospital Municipal, resgatando os primórdios da saúde hamburguense. “O Hospital contou com um período longo de construção, muito em função de restrições econômicas durante a Segunda Guerra e uma instabilidade política com o fim do primeiro Governo Vargas”, explicou, lembrando os oito anos que separaram o lançamento da pedra fundamental e a inauguração da obra. Spolier também salientou o forte envolvimento da população na busca por melhorias para a instituição. “Interessante perceber que, mesmo com Novo Hamburgo tendo arrecadação tributária superior a 12 estados brasileiros, o Hospital conseguia atender a apenas 20% da demanda do Município. A União dos Estudantes de Novo Hamburgo, por exemplo, mobilizou a comunidade a fim de mobiliar a maternidade, inaugurada na década de 1960”, informou.

O secretário de Saúde, o vice-prefeito Antônio Fagan, voltou ao final da década de 1930 para imaginar o que levou um grupo de pessoas a se engajar no sonho de construir o Hospital Municipal. “Quando resolvemos entrar em uma faculdade de medicina, criamos um vínculo muito grande com nossos hospitais. Criamos um amor pelo sistema de saúde. E, para mim, é motivo de muito orgulho ser secretário de Saúde durante o aniversário de 70 anos do nosso Hospital. É muito importante fazermos menção a todos os servidores que lá trabalham, desde médicos até profissionais de limpeza. Nosso Hospital é formado por muitos guerreiros, pessoas que querem e que gostam do trabalho que exercem. É muito importante que nos dediquemos a atender a todos com dignidade, mas é essencial que demonstremos o respeito que temos por todos os nossos servidores”, concluiu.

A solenidade contou ainda com a presença dos vereadores Felipe Kuhn Braun (PDT), Sergio Hanich (PMDB) e do proponente Nor Boeno (PT).

O Hospital

Inaugurado no dia 1º de novembro de 1947 como Hospital Operário Darcy Vargas – nome em homenagem à esposa do ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas –, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo começou a ser pensado em 1939, com a fundação da Associação Maurício Cardoso. A pedra fundamental foi lançada no mesmo ano, mas as obras só foram concluídas oito anos mais tarde. O primeiro médico que trabalhou no hospital foi Léo Breno Adams, que atuou sozinho por seis anos. Desde então, a instituição passou por inúmeras mudanças. Em 1991, passou a se chamar Hospital Geral. Apenas em 2001 recebeu seu nome atual.

Gerido pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), o Hospital Municipal tem seu foco voltado ao atendimento de urgência e emergência, oferecendo plantão ininterrupto nas especialidades de traumatologia, clínica geral, gineco-obstetrícia, cirurgia geral, vascular e neurocirurgia, anestesiologia, neonatologia e tratamento intensivo. A casa de saúde conta atualmente com 230 leitos, realizando uma média de mil internações hospitalares por mês e 57 mil procedimentos ambulatoriais por ano, entre diagnósticos, atendimentos clínicos e intervenções cirúrgicas. O Hospital é referência regional para procedimentos de alta complexidade em cardiologia, casos de acidente vascular cerebral (AVC) e para pacientes regulados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).