Câmara homenageia 45º aniversário da EMEF Francisca Saile

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/11/2017 19h55
22/11/2017 – Os vereadores hamburguenses dedicaram parte da sessão desta quarta-feira, 22 de novembro, para celebrar a passagem dos 45 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Feldmann Pereira Saile. A homenagem, proposta pelo primeiro-secretário da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), em requerimento aprovado pelos demais parlamentares, foi acompanhada por professores e alunos que compareceram ao Plenário para comemorar a data.

Quando contamos a história dessa escola, ressaltamos o esforço de sua equipe diretiva e seu corpo docente, sempre trabalhando a transformação a partir da educação. Deixo meu reconhecimento ao serviço de todos que integram essa escola, que homenageia uma professora que dedicou sua vida inteira ao magistério”, destacou Felipe, que contou ficar lisonjeado a cada convite recebido para palestrar aos alunos da escola.

Professor Issur Koch (PP) ressaltou a ligação da instituição de ensino com o bairro Roselândia. “Essa é uma escola importantíssima, especialmente para a população que vive nas proximidades. O que viemos destacar são os 45 anos de uma comunidade que trabalhou ativamente para a consolidação da instituição. Muito mais que sua localização geográfica e sua estrutura física, um dos principais diferenciais da nossa rede municipal é a participação dos pais. É isso que precisamos reconhecer: os 45 anos de envolvimento da comunidade e dos professores, diretores e alunos que passaram por lá”, salientou.

Na tribuna, alunos da escola apresentaram o trabalho realizado pela escola na área de educação ambiental. A coordenadora pedagógica, Dânia Carenine da Silva, que recebeu quadro de homenagem das mãos de Felipe, expôs a gratidão de todos os funcionários pelo reconhecimento. “A Francisca Saile, como uma das primeiras escolas do bairro, tem feito muita diferença naquela comunidade, impactando de forma muito positiva. Esperamos que, nos próximos anos, outras pessoas possam honrar esse legado”, concluiu.

A escola

Localizada no bairro Roselândia, a EMEF Francisca Saile iniciou suas atividades em março de 1972 como Escola Municipal situada na Estrada Roselândia. No final do mesmo ano, recebeu sua atual denominação a partir do Decreto Municipal nº 60/72, assinado pelo então prefeito Alceu Mosmann. A escola homenageia a professora Francisca Saile, nascida em São Leopoldo em 1887, que dedicou grande parte de sua vida ao ensino de crianças e jovens na 13ª Escola Mista de Hamburger Berg. Francisca faleceu em novembro de 1961, aos 74 anos.