Câmara aprova projeto que dá nome à Rua Ruy Borges da Fonseca

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/08/2017 20h27
16/08/2017 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 16 de agosto, em decisão em segundo turno, a atribuição do nome Ruy Borges da Fonseca a uma rua na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. A via tem início na rua Itati, seguindo em direção sudoeste/sul até encontrar a rua 16, em arruamento proveniente do processo de regularização fundiária do local. A homenagem foi proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), por meio do Projeto de Lei nº 63/2017.

Felipe contou um pouco a história de vida do homenageado e sua estreita relação com diversos segmentos da comunidade hamburguense. “Como a maioria dos nossos cidadãos, Ruy veio de outro município para aqui constituir sua vida e sua família. A homenagem se faz merecida a um profissional que se dedicou em várias áreas e em diferentes atividades durante toda sua vida”, ressaltou.

Confira a íntegra do PL nº 63/2017.

Histórico

Ruy Borges da Fonseca nasceu em 2 de março de 1930 em Taquara. Casado com Dulce Fonseca, foi pai de Maria Cristina e Virginia Maria e avô de cinco netos. Ruy iniciou seus estudos na Escola São Luiz de Novo Hamburgo, depois Escola Técnica de Comércio São Jacó, onde se formou em contabilidade, complementando seus estudos na Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos, graduando-se em economia.

Iniciou suas atividades profissionais como escriturário no Banco da Província de Novo Hamburgo. Foi diretor do Curtume Boa Vista de Portão, assessor de marketing da Concessionária Civana de Veículos em Taquara e, por 46 anos, foi contabilista da empresa Grin & Cia Ltda (Feltros Renner), de Novo Hamburgo, concluindo suas atividades junto à Feevale como administrador da área esportiva do Campus I e do Estádio Santa Rosa.

Ruy também foi secretário de Administração de Novo Hamburgo entre 1983 e 1988 e secretário da Fazenda do município de Portão, de 1989 a 1992. Apaixonado por esporte, foi atleta de diferentes categorias do Floriano, atual Esporte Clube Novo Hamburgo. Em 1956, tornou-se presidente do Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo. Foi também fundador da Câmara Junior de Novo Hamburgo, em 1965, entidade que presidiu em 1970, pela qual se tornou ainda o primeiro Presidente do Senado Junior do Brasil, em 1974.

Foi ainda conselheiro junto ao Presídio Municipal e membro da Fundação Maurício Cardoso por várias gestões, tendo sido presidente entre 1981 e 1984. Membro integrante da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) por vários anos, ocupou a presidência de 1977 a 1979 e recebeu o título de sócio honorário em 2003.

Em Portão, foi criador da Associação Hospitalar de Portão, vindo a ser seu presidente de 1973 a 1978. Em 1978, recebeu o título de Cidadão do Município de Portão. Ruy Borges da Fonseca faleceu em 1º de junho de 2014, aos 84 anos.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que providenciará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte da chefe do Executivo.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.