Audiência do Parlamento Metropolitano buscará solução para defasagem do efetivo policial

por Maíra Kiefer última modificação 14/08/2017 20h56
14/08/2017 - A defasagem de efetivo da Brigada Militar na Região do Vale do Sapateiro pautará a próxima audiência pública a ser realizada no Legislativo hamburguense, no dia 16 de agosto, quarta-feira, às 19h, no Plenário. O encontro será promovido pelo Parlamento Metropolitano, em parceria com a Câmara de Novo Hamburgo. A definição do tema, apontado como uma das prioridades pelos oito municípios que compõem o polo, ocorreu em reunião realizada no dia 28 de julho, no Plenarinho da Câmara de Novo Hamburgo.

Durante o encontro, além da defasagem, os vereadores abordaram a questão da instalação de um novo presídio na região. A presidente da Casa Legislativa de Novo Hamburgo, Patricia Beck (PPS), apresentou aos demais parlamentares a iniciativa adotada pelo Legislativo hamburguense de encaminhar moção de apelo solicitando mais policiais militares para o município e para a região. “A moção é um dos mecanismos que o vereador tem para solicitar a solução de problemas que enfrentamos nos municípios. Poderíamos pensar em audiências públicas para agendarmos os assuntos junto à população. Envolver entidades e sindicatos para colocar pressão no Governo do Estado”, sugeriu.

O vereador hamburguense Enio Brizola (PT) falou também sobre a necessidade de ampliação do debate à esfera do Executivo. “Precisamos da presença de representantes do Governo do Estado, porque comandantes da região sempre reforçam que temos o menor efetivo da história”, acresceu.

O presidente da Câmara de Campo Bom e vice-presidente do Parlamento Metropolitano, Maximiliano de Souza (PMDB), apontou que a segurança assumiu o primeiro plano das preocupações dos parlamentares da região, ainda que estes não tenham perdido o foco na saúde e no combate ao desemprego.

O vereador campo-bonense Victor Souza (PC do B) acredita que falta os vereadores se articularem na região. “Precisamos pedir uma moção de apelo, para conseguirmos segurar parte desse efetivo. Temos pautas boas, muita coisa viável. Temos que ter propostas e trabalharmos juntos. Essa audiência teria um peso muito significativo. Sabemos que a segurança envolve muitas outras questões, como o fortalecimento de políticas públicas, mas, com a defasagem de efetivo que temos, esses brigadianos já são um bom começo”, pontuou.

Vereador em Sapiranga, Lauderi dos Santos (PT), o Dico, ressaltou os diferentes pontos de defasagem do sistema de segurança, tanto no caráter protetivo quanto carcerário, que acabam tomando a prioridade frente a outras temáticas. “Deixamos lá atrás de construir escolas, projetos sociais, mas agora a principal necessidade é a construção de presídios. Além disso, embora precisemos receber os policiais, lemos nos jornais que isso mal cobre o número de aposentadorias”, ponderou.

O vereador sapiranguense Diego Lima (DEM) pediu objetividade durante a audiência. “O protagonismo tem que ser nosso. Precisamos chegar na audiência já com um objetivo. É importante sairmos com um resultado”, cobrou. A partir da audiência pública, novos caminhos para a resolução da demanda serão articulados. “Nosso Brasil é tão rico em recursos. Então, se conseguirmos fazer um trabalho mais integrado de cobranças, podemos pleitear nossas demandas. Há dinheiro, o que falta são projetos para fazê-lo andar”, destacou Vladi Lourenço (PP), segundo-secretário da Câmara de Novo Hamburgo.

A vereadora de Sapiranga Rita Della Giustina (PT) também se mostrou favorável a uma articulação dos parlamentares para que as demandas sejam atendidas pelo governo estadual.

Parlamento Metropolitano
O Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre é um espaço institucional integrado pelas 34 câmaras municipais da Região Metropolitana da Capital, responsável por 40% do PIB do Estado e que conta com mais de 400 vereadores, representando 4,2 milhões de cidadãos. A instituição, fundada em 2015 e reativada este ano, tem como meta principal proporcionar a cooperação entre os integrantes do colegiado, buscando o debate e a resolução de problemas comuns dos municípios. O Polo do Vale do Sapateiro é composto pelos Legislativos das cidades de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Nova Hartz, Novo Hamburgo e Sapiranga.