Aprovado projeto que dá nome de Alquibaldo Ferreira Saner a uma via pública

por Tatiane Souza última modificação 21/06/2017 19h08
21/06/2017 – Por unanimidade, foi aprovado nesta quarta, 21, em primeiro turno, o Projeto de Lei n° 67/2017, de Naasom Luciano (PTB), que denomina rua Alquibaldo Ferreira Saner uma via pública sem denominação oficial. O trecho, objeto da matéria, se inicia na Solidariedade e segue em direção sudeste-leste até encontrar a rua da Divisa, tratando-se de arruamento de regularização fundiária da Vila Palmeira situada no bairro Santo Afonso, ocupando o quadrante V-11 do mapa do Município.

Na justificativa do projeto, Nassom defende que “nomeando esta rua, homenagearemos o cidadão e sua família, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade de Novo Hamburgo, e também regularizaremos a situação deste logradouro público, atendendo os anseios dos residentes naquela localidade”.

Histórico

Alquibado Ferreira Saner nasceu no dia 22 de maio de 1956, filho de Henrique Gorreis Saner e Maria Otilia Ferreira Saner. Em 1976, aos 20 anos, mudou-se para a cidade de Novo Hamburgo e passou a trabalhar nas empresas do setor coureiro calçadista, como: (Cortume Sander, Calçados Sibisa, Calçados Centenário, Calçados Andarsa, Alparagatas, Irmãos Muller, entre outros). Ele atuou ainda em empresas de outros setores: D'mello, Gerdau, Tumelero e Sultepa.

Em 1982, casou-se com Márcia de Fátima Rodrigues, com quem teve dois filhos: Edevaldo e Juliana. Em 1986, integrou a chapa vencedora da Associação de Moradores da Vila Kraemer, como vice-presidente, função que exerceu até 1989.

Após, passou a morar no bairro São Jorge, próximo ao Arroio Pampa, quando o local foi atingindo por uma forte enchente, no ano de 1993, obrigando os moradores a invadirem um terreno baldio, que passou a ser conhecido como Vila Haas (Haas era o nome de uma empresa proprietária do terreno). Para que houvesse regularização, foi necessária a criação de uma cooperativa e associação de moradores. Em 31 de janeiro de 1994, junto com a esposa Márcia e mais 18 integrantes, foi eleito como presidente da Associação de Moradores da Vila Bom Jesus, sendo reeleito em 1997, 2000, 2009 e 2011 (neste último pleito foi reeleito com 91% dos votos). Neste período, foram realizadas diversas melhorias no bairro e várias conquistas para os moradores da região.

Representação

O vereador Enio Brizola (PT) não pôde comparecer à sessão plenária, pois está representando a Câmara no 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae – Saneamento Público Municipal: um caminho para o Brasil, realizado de 19 a 22 de junho, na cidade de Campinas – SP, conforme Requerimento nº 653/2017.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.