Aprovada resolução que altera espaço de fala na Tribuna Popular

por Jaime Freitas última modificação 28/06/2017 20h00
28/06/2017 – Foi aprovado nesta quarta, 28, em primeiro turno, o Projeto de Resolução n° 7/2017, do vereador Gerson Peteffi (PMDB), que dá nova redação ao caput do art. 121 da Resolução nº 8, de 11 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal. Durante as sessões, além dos vereadores, pessoas previamente inscritas, visitantes recepcionados e pessoas convocadas para prestarem informações, falarão no espaço chamado Tribuna Popular.

Na justificativa, o autor defende que a proposição tem como objetivo “organizar e unificar o momento da fala de pessoas previamente inscritas, visitantes recepcionados e pessoas convocadas para prestarem informações. Assim, todas as falas ocorrerão no mesmo espaço, que se realiza logo após a leitura da ordem do dia.”

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.